Geral

Estudante de biologia captura cobra no centro de Coxim

O estudante do curso de biologia, Zorildo de Souza, 31 anos, mais conhecido como Zorro, capturou uma cobra na região central de Coxim, nesta segunda-feira (25). A cobra, uma caninana marrom, estava em frente de um consultório, próximo a Escola Estadual Viriato Bandeira. Após capturá-la, Zorro acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental), para que devolvesse […]

Arquivo Publicado em 25/01/2010, às 19h42

None

O estudante do curso de biologia, Zorildo de Souza, 31 anos, mais conhecido como Zorro, capturou uma cobra na região central de Coxim, nesta segunda-feira (25). A cobra, uma caninana marrom, estava em frente de um consultório, próximo a Escola Estadual Viriato Bandeira.

Após capturá-la, Zorro acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental), para que devolvesse a cobra em seu habitat natural. A caninana de cerca de três anos e 1,70 metro será levada para o pantanal, a aproximadamente 50 quilômetros da cidade.

O comandante da PMA, major César Freitas Duarte, alerta para o perigo de capturar animais. “O ideal é que as pessoas acionem os órgãos competentes para fazer esse trabalho em segurança”, explica.

Por conhecer as características da cobra, Zorro se aventurou em capturá-la, mas ele dá o mesmo conselho que o comandante da PMA. Apesar da fama de perigosa, a caninana marrom não é venenosa.

O comportamento da cobra é intimidatório, quando está irritada sua ação é achatar o pescoço. Como a maioria das cobras não venenosas, pode até morder, mas não passará de um arranhão. De acordo com o estudante, a cobra pode viver até 15 anos e chegar a 2,50 metros.

A caninana marrom vive no cerrado e na mata atlântica. Seus hábitos são diurnos, próximo de lagos e rios em meio as árvores e arbustos. Pode também ser encontrada nadando ou rastejando pelo chão, onde caça.

A cobra se alimenta de ovos, aves, roedores e até pequenos lagartos. A reprodução ocorre através de ovos, coloca entre 15 e 18 ovos, com nascimento previsto para o início da estação chuvosa.

Jornal Midiamax