‘Esqueçam o Enem e se concentrem nos vestibulares’, diz coordenador
Enquanto não há uma decisão se o Ministério da Educação aplicará uma nova prova aos estudantes que se sentiram prejudicados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o coordenador de vestibular do Colégio Bandeirantes, Osmar Antonio Ferraz, aconselha os candidatos a focarem a atenção nos próximos exames. Ainda neste mês de novembro ocorrem as provas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Enquanto não há uma decisão se o Ministério da Educação aplicará uma nova prova aos estudantes que se sentiram prejudicados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o coordenador de vestibular do Colégio Bandeirantes, Osmar Antonio Ferraz, aconselha os candidatos a focarem a atenção nos próximos exames.
Ainda neste mês de novembro ocorrem as provas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP).
“Sugerimos aos nossos alunos que, por hora, esqueçam o Enem e se concentrem nos vestibulares. Isto vai ser mais útil”, disse Ferraz. Segundo ele, dos 505 alunos do terceiro ano do ensino médio do Bandeirantes, 91% se inscreveram no Enem, e destes, 69% fizeram as provas.
“A proposta do Enem é excelente, mas repetir a prova só para alguns acho perigoso. Não dá para garantir que terá a mesma qualidade e dificuldade que as primeiras provas”, afirmou Ferraz.
Para a gerente pedagógica do Universitário Sistema Educacional, Aline Sério de Oliveira, as falhas abalam a credibilidade do exame e desestimulam a participação dos estudantes, porém, isto não deveria ocorrer. “O Enem é uma das melhores iniciativas que o país já teve. Provoca cursinhos e escolas a pensarem em mudanças e é um sinalizador de que o aluno tem de trabalhar para desenvolver competências básicas.”
Segundo Aline, as 200 escolas que compõem o sistema acreditam que o Enem é uma prova muito importante, por isso realizam trabalhos e revisões focados no exame.
Um dos diretores do Colégio Vértice, Adilson Garcia, elogia a proposta do Enem, “que é muito interessante”. Segundo o professor, dos 63 alunos que se formam no ensino médio neste ano na escola, melhor colocado no Enem 2009, de 60% a 70% fizeram o exame. “Ninguém teve problema. Eles preferem que a prova seja mantida”, disse.
Garcia, porém, afirma que defende provas separadas para avaliar o ensino médio, certificar estudantes nesse ciclo do ensino e para selecionar estudantes para universidades. “Deveria haver provas separadas”, afirmou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.