‘Esqueçam o Enem e se concentrem nos vestibulares’, diz coordenador

Enquanto não há uma decisão se o Ministério da Educação aplicará uma nova prova aos estudantes que se sentiram prejudicados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o coordenador de vestibular do Colégio Bandeirantes, Osmar Antonio Ferraz, aconselha os candidatos a focarem a atenção nos próximos exames. Ainda neste mês de novembro ocorrem as provas […]

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Enquanto não há uma decisão se o Ministério da Educação aplicará uma nova prova aos estudantes que se sentiram prejudicados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o coordenador de vestibular do Colégio Bandeirantes, Osmar Antonio Ferraz, aconselha os candidatos a focarem a atenção nos próximos exames.

Ainda neste mês de novembro ocorrem as provas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP).

“Sugerimos aos nossos alunos que, por hora, esqueçam o Enem e se concentrem nos vestibulares. Isto vai ser mais útil”, disse Ferraz. Segundo ele, dos 505 alunos do terceiro ano do ensino médio do Bandeirantes, 91% se inscreveram no Enem, e destes, 69% fizeram as provas.

“A proposta do Enem é excelente, mas repetir a prova só para alguns acho perigoso. Não dá para garantir que terá a mesma qualidade e dificuldade que as primeiras provas”, afirmou Ferraz.

Para a gerente pedagógica do Universitário Sistema Educacional, Aline Sério de Oliveira, as falhas abalam a credibilidade do exame e desestimulam a participação dos estudantes, porém, isto não deveria ocorrer. “O Enem é uma das melhores iniciativas que o país já teve. Provoca cursinhos e escolas a pensarem em mudanças e é um sinalizador de que o aluno tem de trabalhar para desenvolver competências básicas.”

Segundo Aline, as 200 escolas que compõem o sistema acreditam que o Enem é uma prova muito importante, por isso realizam trabalhos e revisões focados no exame.

Um dos diretores do Colégio Vértice, Adilson Garcia, elogia a proposta do Enem, “que é muito interessante”. Segundo o professor, dos 63 alunos que se formam no ensino médio neste ano na escola, melhor colocado no Enem 2009, de 60% a 70% fizeram o exame. “Ninguém teve problema. Eles preferem que a prova seja mantida”, disse.

Garcia, porém, afirma que defende provas separadas para avaliar o ensino médio, certificar estudantes nesse ciclo do ensino e para selecionar estudantes para universidades. “Deveria haver provas separadas”, afirmou.

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