Especialista aponta brecha na Lei da Cadeirinha
A Lei da Cadeirinha, que entrou em vigor na quarta-feira e determina o uso obrigatório de equipamentos especiais para o transporte de crianças de até sete anos e meio, apresenta brechas, segundo especialista em leis de trânsito. Para o advogado Ciro Vidal, os agentes fiscalizadores devem utilizar o bom senso no momento de abordar o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Lei da Cadeirinha, que entrou em vigor na quarta-feira e determina o uso obrigatório de equipamentos especiais para o transporte de crianças de até sete anos e meio, apresenta brechas, segundo especialista em leis de trânsito.
Para o advogado Ciro Vidal, os agentes fiscalizadores devem utilizar o bom senso no momento de abordar o condutor. Muitas crianças não aparentam a idade que possuem, o que pode gerar dúvida no momento de uma autuação. A lei não obriga que o pai carregue documento que certifique a idade da criança que está sendo transportada e isso impede que o agente consiga concluir se o motorista está ou não desrespeitando a regulamentação.
“Não existe em lugar nenhum na lei trecho que obrigue que o pai ande com algum documento que identifique a idade da criança. Essa lei deveria levar em consideração o tamanho da criança porque tem criança de oito anos que tem tamanho de crianças de seis, e o contrário também. Como a lei não obriga que o condutor carregue a certidão de nascimento, ou o RG da criança, o fiscal não pode multar um veículo que transporte uma criança que aparente ser mais velha. Se ele multar, cabe recurso”, afirma o advogado.
De acordo com Vidal, o fato da norma levar em consideração a idade e não o porte físico é uma forma mais fácil de fazer a fiscalização, mas é a principal lacuna que a regulamentação apresenta. Vale lembrar que quem descumprir as normas referentes ao transporte de criança está sujeito a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.