Parceria entre a FatecSenai Campo Grande e o Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) oferece os cursos gratuitos de planejamento, programação e controle de produção, modelagem industrial de roupas femininas em tecido plano, planejamento de encaixe, risco e corte e modelagem assistida por computador (CAD – Computer Aided Design). Para se matricular, os interessados devem apresentar comprovante de residência atualizado, original e fotocópia do RG e CPF, comprovante de escolaridade, carteira de trabalho, uma foto 3X4 e declaração da empresa que é filiada ao Sindivest/MS.

Dos quatro cursos, dois começam nesta quarta-feira (20) – modelagem industrial de roupas femininas em tecido plano e modelagem assistida por computador –, enquanto o de planejamento, programação e controle da produção tem início na quinta-feira (21) e o de planejamento de encaixe, risco e corte começa na sexta-feira (23). No caso do curso de modelagem industrial de roupas femininas em tecido plano, são 15 vagas com requisitos obrigatórios do Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. Com carga horária de 100 horas-aulas, no período das 12h30 às 18h30, o curso vai abordar a diagramação, graduação e interpretação de modelos femininos para a confecção em tecido plano, com a aplicação da tecnologia de modelagem, de acordo com os padrões e normas técnicas vigente.

Já o curso de modelagem assistida por computador oferece 11 vagas com requisitos obrigatórios de Ensino Médio completo, ter idade mínima de 18 anos e possuir informática básica e conhecimento de modelagem. Ao todo o curso tem 40 horas-aulas e será das 18h30 às 22h30 apenas nas segundas, terças e quartas-feiras. Com conteúdo incluindo digitalização e graduação, plotagens de risco, tecnologia audaces, audaces moldes e audaces encaixe, o curso vai abordar a execução de modelagem para o vestuário por meio aplicativo em computador, de acordo com os padrões e normas técnicas vigentes.

O curso de planejamento, programação e controle da produção oferece 15 vagas e tem como requisitos obrigatórios até o 6º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos. Com carga horária de 60 horas-aulas, ele será realizado de segunda à sexta-feira sempre das 18h30 às 22h30, abordando a compreensão, diagnóstico e supervisão da produção por meio de ferramentas atuais de planejamento e programação, visualizando a integração com materiais e custos. O conteúdo inclui as tendências de manufatura para o fim do século, diferenciais competitivos, filosofias de produção, uso da sinergia das filosofias de produção, necessidade de engenharia de produtos, administração de materiais e integração com as áreas.

Por fim tem o curso de planejamento de encaixe, risco e corte que oferece 15 vagas e exige até o 6º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos, sendo que ao todo são 40 horas-aulas sempre das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas aos sábados e domingos. Ele vai formar profissionais para atuar no setor de planejamento, risco e corte da industria do vestuário, visando desenvolver habilidades para planejar, encaixar, riscar e cortar. Além disso, o conteúdo inclui fluxograma do setor, materiais e equipamentos utilizados no setor, métodos para corte, tipos de encaixe, de enfesto e tecido, controle de qualidade, separação e etiquetagem dos lotes, desperdício, cálculo de consumo do tecido e da matéria–prima.

Serviço – Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (67) 3321-0421