Enem: Prova foi ‘difícil e demorada’, diz estudante

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começam a deixar os locais de prova, na tarde deste sábado (6). A prova começou por volta das 13h e o tempo mínimo de permanência na sala era de duas horas. No prédio da Uninove, na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começam a deixar os locais de prova, na tarde deste sábado (6). A prova começou por volta das 13h e o tempo mínimo de permanência na sala era de duas horas.

No prédio da Uninove, na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, o primeiro estudante a sair foi Ernani Neves Fonseca, de 25 anos. Ele disse que a prova foi “difícil e demorada”. “Mas eu fiz rápido”, comentou. Fonseca contou que cursa administração e é estagiário de uma empresa de tecnologia. Para ele, a prova foi uma maneira de “testar conhecimento”. De acordo com ele, o espaço para rascunho no teste foi suficiente.

Na Estácio Uniradial, em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, os estudantes reclamaram que a prova foi cansativa. “Até a questão 45, a prova estava mais tranquila. A partir daí, as questões foram ficando mais difíceis e mais densas”, disse Letícia Jesus Ferreira, de 18 anos, quer cursar educação física.

“Tinha muito texto, muito conteúdo. Cansou bastante”, afirmou Lilian Sartori, 18 anos. Ela quer fazer o curso de artes visuais.

Em todo o país, cerca de 4,6 milhões de estudantes fizeram a inscrição para o Enem, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova.

Questões
Neste sábado, até as 17h30, os estudantes respondem a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

Neste ano, entra no exame pela primeira vez a prova de língua estrangeira. Os inscritos fizeram opção por inglês ou espanhol. No dia da prova, devem fazer apenas a prova escolhida e tomar cuidado para preencher o cartão de respostas.

Pelas regras deste ano, só é permitido fazer a prova com caneta esferográfica preta. É proibido entrar na sala de prova com relógio, lápis e borracha. Segundo o Inep, o objetivo é garantir a segurança do exame.

Outros itens que devem ficar fora das salas são borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados