A empreiteira Camargo Corrêa recebeu aval do Palácio do Planalto para formar uma companhia elétrica na área de distribuição de energia que terá um terço do mercado nacional

Após assumir o comando da CPFL, no ano passado, a Camargo Corrêa conta com apoio do governo para comprar o controle da Eletropaulo e da AES Sul, ao mesmo tempo em que poderá adquirir as partes do Banco do Brasil e do fundo de pensão Previ no grupo Neoenergia.

De acordo com pessoas próximas às transações ouvidas pela Folha, a negociação entre o presidente da Previ, Sérgio Rosa, e a Camargo Corrêa teve início por interferência direta do governo.

A formação da megaempresa não contará com impedimentos legais, já que em 2008 a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pôs fim na última barreira regulatória que impedia concentrações no setor. A operação precisará, no entanto, passar pelo crivo dos órgãos de defesa da concorrência.

Se aprovadas as operações, a Camargo Corrêa terá uma empresa responsável pelo abastecimento de praticamente todo o Estado de São Paulo e de três Estados do Nordeste, que é atualmente a região com maior potencial de crescimento.