O pesquisador Cleber Oliveira Soares foi nomeado como o novo chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Cleber gerenciará o Centro de Pesquisa em Campo Grande pelos próximos três anos

O pesquisador Cleber Oliveira Soares foi nomeado como o novo chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Cleber gerenciará o Centro de Pesquisa em Campo Grande pelos próximos três anos, prorrogáveis por mais três anos. A cerimônia oficial de transmissão ainda não tem data definida. A escolha do novo gestor aconteceu por meio de um processo público que envolveu exame de currículo, apresentação e defesa de proposta de trabalho e avaliação de capacidade gerencial.

O dirigente assume a instituição com o desafio de solidificá-la como referência nacional em pesquisa em pecuária de corte. Para isso, seu plano de trabalho foi elaborado com base em um posicionamento estratégico sustentado por três pilares que nortearão a gestão da Gado de Corte para os próximos três anos e visão de futuro para 2027, quando a Unidade atinge seu primeiro ciclo de maturidade científica e tecnológica – 50 anos.

Cleber Soares substitui o pesquisador Rafael Geraldo de Oliveira Alves, que durante seis anos de gestão renovou o quadro técnico do Centro, incorporando pesquisadores em áreas clássicas da pesquisa e abrindo novos segmentos.

Carreira

O médico-veterinário, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1996, com mestrado em Parasitologia Veterinária e Ph.D. em Ciências Veterinárias, já liderou 20 projetos de pesquisa e desenvolvimento (com ênfase em genômica, imunologia e biotecnologia aplicada a patógenos), transferência de conhecimento e de tecnologias e desenvolvimento institucional, e colaborou em mais de 50.

Na Empresa desde 2001, Cleber foi consultor científico do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA (Costa Rica), gerente do Núcleo de Apoio a Projetos da Embrapa Gado de Corte, assessor da chefia de P&D e chefia-geral da mesma. De 2005 a 2010, atuou como chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Unidade. Além disso, trabalhou como consultor Ad-hoc de outros Centros da Embrapa, de instituições nacionais de Ciência e Tecnologia, Fomento e Agronegócio, como o CNPq e FINEP, e internacionais, como o Colégio Brasileiro Argentino de Biotecnologia, o Programa Biotech Sur – Convênio Mercosul/Comunidade Européia e Agriculture Research Service (ARS/USDA), EUA.