Pelo menos quatro soldados morreram e outros nove ficaram feridos neste domingo (5) em uma nova emboscada realizada por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) numa zona rural do noroeste colombiano, informaram fontes oficiais.

O ataque foi registrado na zona rural Puerto López, que pertence ao município de El Bagre, no departamento de Antioquia. Segundo as fontes, os militares pertencem a uma patrulha do Exército colombiano que fazia “trabalhos de controle” nessa região.

O secretário do governo de Antioquia, Andrés Julián Rendón Cardona, atribuiu a emboscada a membros da frente Mario Vélez das Farc, que atua nessa região. Foram enviados ao local reforços militares para forçar a retirada dos guerrilheiros que promoveram o ataque.

Na quarta-feira passada, em uma estrada remota da zona rural de El Doncello, do departamento de Caquetá (sul), morreram 14 policiais e outros 10 ficaram feridos, em outra emboscada também atribuída às Farc.

Em carta pública, o grupo Colombianas e Colombianos pela Paz (CCP), liderado pela senadora Piedad Córdoba, expressou hoje “absoluto repúdio” ao ataque de quarta-feira, sobretudo pela maneira como foi cometido.