Em um comício em Guarulhos (SP), sem a presença da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou o também candidato do PSDB José Serra e respondeu às acusações do tucano.

Serra responsabiliza o PT e a campanha de Dilma pela vazamento de dados fiscais sigilosos de sua filha Veronica, do vice-presidente do PSDB Eduardo Jorge e de outras pessoas ligadas ao tucanos.

Sem citar o nome do tucano, Lula afirmou que “o bicho anda com uma raiva” e criticou a postura de Serra diante das denúncias, afirmando que “ninguém precisa baixar o nível da campanha, ninguém precisa tentar transformar a família em vítima”.

O presidente chegou a questionar que o vazamento tenha ocorrido. “Cadê esse tal de sigilo que não apareceu até agora? Cadê o vazamento das informações?”, perguntou.

Em seguida, afirmou que “mentira tem perna curta” e creditou as acusações ao andamento da campanha. “Quando as pessoas começam a mentir descaradamente, quando as pessoas começam a procurar alguém para responsabilizar pelo seu fracasso, aí as coisas não ficam bem”, disse.

Pesquisa Ibope divulgada na sexta (3) aponta Dilma com 51% das intenções de voto, e o tucano, com 27%.

Programa eleitoral

Lula partiu de uma comparação entre os programas eleitorais de Dilma e Serra na televisão para rebater as acusações do tucano. Na quinta (2), o programa eleitoral do tucano foi dedicado ao episódio da quebra de sigilo e citou escândalos como o mensalão e os aloprados.

O presidente afirmou que o programa da petista está “tranquilo e maduro”, enquanto o do tucano está “baixando o nível”.

“No outro lado, nós temos um adversário, que o bicho anda com uma raiva que eu não sei de quem. O programa está pesado, está baixando o nível. Está rasteiro. É próprio de quem não sabe nadar cair na água e ficar se batendo até morrer afogado. É o que está acontecendo com o nosso adversário”, disse Lula, que usava uma tipóia por causa de uma tendinite no ombro esquerdo.

Ausente, Dilma é chamada de ‘vovó do PAC’

O ato havia sido anunciado inicialmente como um comício com a participação de Dilma Rousseff, que não compareceu.

Por volta das 10h já havia uma concentração de pessoas no local do evento. O ato estava marcado na agenda de Dilma para ocorrer as 11h. Os discursos, no entanto, só começaram por volta de 11h40 e a ausência de Dilma só foi informada ao público naquele momento.

Uma das apresentadoras do evento disse ao microfone que a petista não iria comparecer “por uma causa lindíssima”. Dilma está em Porto Alegre (RS) para acompanhar a filha que está grávida e pode ter o bebê neste fim de semana.

O evento contou também com a presença do candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Aloizio Mercadante, que brincou com o motivo da ausência da petista. “O pessoal fala que a Dilma é a mãe do PAC. A partir de agora, ela será a vovó do PAC”, disse.