Geral

Eleitor de Corumbá ganha atendimento qualificado, avalia TRE

Inaugurada na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Luiz Carlos Santini, a nova sede da Justiça Eleitoral de Corumbá. O prédio fica na rua Duque de Caxias, lote 45, bairro Nossa Senhora de Fátima. O novo Fórum Eleitoral de Corumbá tem área […]

Arquivo Publicado em 10/09/2010, às 17h28

None

Inaugurada na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Luiz Carlos Santini, a nova sede da Justiça Eleitoral de Corumbá. O prédio fica na rua Duque de Caxias, lote 45, bairro Nossa Senhora de Fátima.


O novo Fórum Eleitoral de Corumbá tem área construída de 479,25 metros quadrados e foi projetado visando a redução nos gastos de energia, água, manutenção e em atendimento às normas de acessibilidade brasileira.


A estrutura logística conta com sala de atendimento para 30 pessoas; gabinete para juízes eleitorais; salas de arquivo, de apoio, e para os chefes dos cartórios. Tem ainda, depósito de urnas, sala de treinamento, copa e garagens. A obra teve custo orçado em R$ 682,8 mil.


“É um avanço impressionante porque os eleitores e cidadãos vão ter um prédio mais digno para atendê-los. O prédio tem todos os recursos de acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais e os funcionários ganham instalações mais confortáveis de trabalho. Além disso, alivia custos que geralmente eram da Prefeitura ou Judiciário Estadual de ceder prédios e salas”, disse o presidente do TRE a este Diário.


Santini enfatizou que a Justiça Eleitoral mantém um processo contínuo de aperfeiçoamento para atender ao eleitor – “que é o verdadeiro proprietário deste país”, classificou o desembargador – e tornar cada vez mais “célere e transparente” o processo eleitoral.


Presidente da 7ª Zona Eleitoral, o juiz Eduardo Eugênio Siravegna Junior, destacou que todo o serviço para o eleitor está concentrado na nova sede, que funciona das 12h às 19 horas. “A partir de agora o atendimento ao eleitor e todos que precisarem dos serviços da Justiça Eleitoral, como substituição de título de eleitor; alistamento eleitoral, será feito todo aqui”, disse Siravegna.


A área para a construção da sede do Fórum Eleitoral foi doada pela Prefeitura de Corumbá através da Lei Municipal 2048 de 14 de maio de 2008. Presente à solenidade de inauguração, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira afirmou que a obra “honra muito o município” além de garantir estrutura adequada aos órgãos que atendem a população corumbaense e ladarense.


O chefe do Executivo ressaltou a importância da Justiça Eleitoral para o país. “A Justiça Eleitoral não é só jurisdicional, ela administra todo o processo das eleições; supre possíveis lacunas legislativas existentes. É um órgão autônomo porque assimila funções Executivas e Legislativas”, argumentou o prefeito.


7ª e 50ª


Corumbá tem duas zonas eleitorais, a 7ª que atualmente é presidida pelo juiz Eduardo Eugênio Siravegna Junior. Ela reúne 40.541 eleitores distribuídos em 138 seções e 39 locais de votação. A 50ª, que aglutina Ladário, é comandada pela juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna. São 38.903 eleitores nas duas cidades, em 123 seções e 32 locais de votação.

Jornal Midiamax