O tempo chuvoso e instável em Mato Grosso do Sul, fez o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) a buscar alternativas para a entrega dos resultados computados nas urnas de difícil acesso do estado.

São pouco mais de 450 locais que foram visitados e com um “plano B” para que a transmissão dos dados seja feita dentro do prazo previsto. O “plano B” do TRE/MS inclui além de telefones celulares e internet rural até mesmo uso de carros traçados (tratores) caso seja necessário para buscar os resultados das eleições do segundo turno.

A informação é da diretora do TRE, Alir Terra Lima Tavares. “Vistamos os locais de difícil acesso para que os resultados sejam os mais rápidos possível. São cerca de 450 no Estado e temos como alternativa o uso de telefones rurais e internet nas fazendas. Caso essas alternativas falhem, vamos usar até mesmo tratores para buscar os disquetes com os dados” comentou a diretora.

Até o momento, 25 urnas apresentaram problemas técnicas em todo o Estado e 21 foram substituídas. “É um percentual irrisório, pois são 5.149 urnas e um número muito pequeno de trocas. As eleições estão transcorrendo normalmente e de forma tranqüila”, disse.

Os problemas técnicos aconteceram por falta ou queda de energia em alguns lugares.