Eleições 2010: Simão Jatene (PSDB) é eleito governador do Pará
O ex-governador do Pará Simão Jatene (PSDB) foi eleito para um novo mandato neste domingo (31). Com 92,72% dos votos apurados às 20h20, o tucano não podia mais ser ultrapassado pela governadora Ana Júlia Carepa (PT), com 43,80%. O confronto no Pará foi a única disputa por governo estadual entre PT e PSDB no segundo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex-governador do Pará Simão Jatene (PSDB) foi eleito para um novo mandato neste domingo (31). Com 92,72% dos votos apurados às 20h20, o tucano não podia mais ser ultrapassado pela governadora Ana Júlia Carepa (PT), com 43,80%.
O confronto no Pará foi a única disputa por governo estadual entre PT e PSDB no segundo turno. Governador de 2003 a 2006, Jatene defendeu na campanha realizações de seu governo, como construção de hospitais regionais e de um centro de eventos em Belém.
O tucano também procurou explorar supostas falhas da administração de Ana Julia. Apontou, por exemplo, incompetência da gestão no fato de Belém ter perdido para Manaus (AM) a disputa para ser sede da Copa 2014.
Jatene começou a ganhar o status de favorito no estado quando Ana Júlia perdeu o apoio do PMDB, que é comandado no estado pelo deputado federal Jader Barbalho, que disputou o Senado e teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa.
O PMDB lançou o candidato Juvenil, que foi secretário da Casa Civil de Barbalho na década de 80. Ele ficou em terceiro lugar. Apesar de o PMDB ter se declarado neutro no estado na disputa do segundo turno, Juvenil manifestou apoio a Jatene e disse representar o sentimento de “90% dos filiados” ao partido.
Jatene nasceu em Belém (PA) e tem 61 anos. Atuou como músico e ator antes de entrar na política. Graduou-se em economia e passou a lecionar na Universidade Federal do Pará. Foi secretário geral dos ministérios da Previdência e da Reforma Agrária no governo José Sarney (1985-1990). Trabalhou no primeiro governo de Barbalho (1983-1987) e nas duas gestões do ex-tucano Almir Gabriel (1995-2002).
Declarou à Justiça Eleitoral possuir R$ 6 milhões em bens. Eleito por coligação de seis partidos, entre eles o PPS e o DEM, o tucano focou seu discurso na necessidade do estado elevar o ritmo de seu desenvolvimento econômico. Prometeu ainda tratar saneamento básico como uma de suas prioridades. Defendeu uma gestão responsável em relação aos gastos públicos e garantiu ter deixado as contas do Pará em dia ao passar a administração para Ana Júlia.
Diferentemente da campanha do primeiro turno, de tom mais ameno, a disputa do segundo turno no Pará teve troca de acusações na reta final. Coordenadores das campanhas de PT e PSDB chegaram a brigar após um debate na TV. Enquanto Ana Julia procurava federalizar a campanha e afastar a imagem de líder distante da população, a propaganda de Jatene explorou o sentimento de vitória sugerido pelas pesquisas e exibiu imagens dos tucanos Aécio Neves e José Serra.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.