ELEIÇÕES 2010: Mais de duas mil urnas tiveram problemas no País

Das 420 mil urnas eletrônicas usadas nas eleições de ontem, 2.180 foram trocadas por apresentarem algum tipo de problema, o equivalente a 0,54%. Dessas apenas seis foram substituídas por votos em papel: no Amazonas, Piauí, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dados dos votos dados em cédulas serão digitados para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Das 420 mil urnas eletrônicas usadas nas eleições de ontem, 2.180 foram trocadas por apresentarem algum tipo de problema, o equivalente a 0,54%. Dessas apenas seis foram substituídas por votos em papel: no Amazonas, Piauí, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os dados dos votos dados em cédulas serão digitados para depois serem transmitidos para a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em alguns estados, como Mato Grosso do Sul e Goiás, as urnas foram molhadas, atingidas pelas fortes chuvas.

As urnas com identificação biométrica, em que o eleitor é reconhecido pelas digitais, falharam com apenas 7% dos eleitores. Nos 60 municípios em que foram utilizadas, 93% foram identificados pela biometria.

Mas todos os eleitores, conforme o TSE, puderam votar. Aqueles que não foram identificados pelas digitais, puderam votar apresentando apenas o título de eleitor e um documento oficial com foto. De acordo com o tribunal, a maior parte dos problemas com a identificação pelas digitais ocorreu com idosos.

Conteúdos relacionados