A votação do segundo turno para eleger o novo presidente do Brasil também será realizada no Presídio de Trânsito de Campo Grande (Ptran) neste domingo (31).

Assim como ocorreu no primeiro turno, a seção eleitoral será instalada na unidade prisional para que presos provisórios possam votar.

A votação será aberta às 8h. O secretário de Estado, Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, participarão da abertura do processo de votação. A urna será fechada às 17h, conforme determina o Superior Tribunal Eleitoral.

Onze reeducandos, dos vinte que transferiram o título de eleitor para a seção eleitoral do Ptran, permanecem na unidade penal e irão votar no local. Os outros nove já saíram de alvará de soltura, porém estão autorizados a adentrarem o presídio para votarem.

A instalação de urna de votação no Presídio de Trânsito está servindo como um projeto piloto em Mato Grosso do Sul. A ação é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e o Tribunal Regional Eleitoral com o objetivo de dar oportunidade de voto a internos que ainda não foram condenados, conforme possibilita a Constituição Federal. Nos demais estabelecimentos penais não haverá votação. Ineditismo

A votação do 1º turno, no dia 3 de outubro, entrou para a história do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul como a primeira vez em que seus custodiados tiveram direito ao voto.

Segundo o secretário Wantuir Jacini, apesar de este ano a votação estar sendo realizada apenas no Presídio de Trânsito, a intenção é garantir que nas próximas eleições todos os presos ainda não-condenados tenham o direito ao voto, inclusive os que estão nas delegacias.

Serviço

A imprensa poderá fazer a cobertura da votação no Presídio de Trânsito no período das 8h às 9h. Após esse horário não será permitida a entrada de jornalistas. É aconselhável que os órgãos de imprensa enviem suas equipes no primeiro horário, tendo em vista o reduzido número de votantes.

O Ptran está localizado na Rua da Conquista, s/nº, Jardim Noroeste.