José Eduardo Dutra, presidente do PT convida todos a ouvirem o pronunciamento de Dilma: “Vamos ouvir o pronunciamento da primeira mulher, presidenta do Brasil, com a palavra Dilma Rousseff”, disse ele sob aplausos.

Amparada por aliados e partidários, Dilma fez seu primeiro discurso como presidente eleita.

Ela pontuou pontos importantes de seu compromissos de campanha, inclusive chamando a oposição para participar do governo.

“Quero agradecer aos que estão aqui presentes aqui, que é uma noite completamente especial. Mas quero me dirigir aos brasileiros e brasileiras, amigos e amigas de todo Brasil. Recebi a missão talvez a mais importante da minha vida e esse fato é uma demonstração do avanço democrático do País. Já registro meu primeiro compromisso, honrar as mulheres brasileiras, para que esse fato se transforme em um evento natural em empresas, instituições. Igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, um principio essencial da democracia. Que os pais e mães olhassem nos olhos das filhas e dissessem, sim, a mulher pode”, declarou.

“Essa foi uma decisão democrática do eleitor, registro aqui meu segundo compromisso lutar desde o direito de expressão e opinião até o direito de alimentação, saúde e direitos básicos”, afirmou durante o discurso.