ELEIÇÕES 2010: Confúcio Moura e João Cahulla vão para o segundo turno em Rondônia

Com 94,66% das urnas apuradas às 19h59, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou neste domingo (3) que a eleição em Rondônia terá segundo turno entre Confúcio Moura (PMDB), que teve 44,62%, e João Cahulla (PPS), que teve 36,65%. Cahulla (PPS) é o atual governador. Moura (PMDB) era prefeito de Ariquemes. Eduardo Valverde (PT) teve 18,02%. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com 94,66% das urnas apuradas às 19h59, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou neste domingo (3) que a eleição em Rondônia terá segundo turno entre Confúcio Moura (PMDB), que teve 44,62%, e João Cahulla (PPS), que teve 36,65%.

Cahulla (PPS) é o atual governador. Moura (PMDB) era prefeito de Ariquemes.

Eduardo Valverde (PT) teve 18,02%. Professor Marcos Sussuarana (PSOL) teve 0,72%. Os votos de Expedito Júnior (PSDB) não foram computados. Ele teve o registro negado pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa. A defesa disse que vai recorrer.

Campanha

Durante a campanha, Cahulla defendeu a industrialização, como forma de garantir a continuidade do crescimento econômico do estado e pregou a continuidade das ações implementadas no governo de Ivo Cassol, que renunciou ao mandato para concorrer a uma cadeira no Senado. Cahulla estava à frente de Confúcio nas pesquisas de intenção de voto, mas em situação de empate técnico.

No estado, o governador do PPS, de 56 anos, construiu uma ampla coligação com nove partidos que inclui inclusive o PV, da presidenciável Marina Silva. No plano nacional, o partido de Cahulla integra a coligação do candidato do PSDB, José Serra. Cahulla foi vice-governador do estado e herdou o governo de Cassol.

Confúcio renunciou ao cargo de prefeito de Ariquemes para disputar o governo. Ele tem o apoio do senador Valdir Raupp (PMDB), que já governou o estado e foi reeleito senador neste domingo. O peemedebista conseguiu chegar ao segundo turno apoiado por uma coligação que reuniu quatro partidos, dentre eles o DEM, adversário do PMDB e aliado do PPS no plano nacional. No primeiro turno, Confúcio defendeu um modelo de administração pública que valorizasse a profissionalização do Estado, com menos funcionários comissionados e mais concursados, além de prioridade para as ações de educação, saúde, meio ambiente e segurança pública.

Perfil

João Aparecido Cahulla nasceu em Astorga (PR) em 11 de fevereiro de 1954. Ele é casado e tem três filhos. Concluiu o nível médio, mas não fez curso superior. Foi secretário-chefe da Casa Civil de Rondônia de 2003 a 2005. Eleito vice-governador de Rondônia em 2006, assumiu neste ano o posto de governador com a renúncia de Ivo Cassol para disputar o Senado.

Confúcio Aires de Moura nasceu em 16 de maio de 1948 em Dianópolis (TO). Formado em Medicina, é casado e tem duas filhas. Foi eleito deputado federal em 1995, reeleito em 1999 e 2003. Em 2004, elegeu-se prefeito de Ariquemes (RO), sendo reeleito em 2008. Neste ano, renunciou ao cargo para disputar o governo do Estado.

Conteúdos relacionados