Dourados: Unigran oferece atendimento à pessoas abesas
Os cursos de Educação Física e Nutrição da Unigran iniciaram o projeto de extensão que tem como objetivo proporcionar um tratamento sem medicamentos e incentivar a mudança do hábito alimentar e a prática de exercício físico, com o público obeso. Pelo menos 17 pessoas procuraram à instituição e já começaram o tratamento. Quando foram abertas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os cursos de Educação Física e Nutrição da Unigran iniciaram o projeto de extensão que tem como objetivo proporcionar um tratamento sem medicamentos e incentivar a mudança do hábito alimentar e a prática de exercício físico, com o público obeso. Pelo menos 17 pessoas procuraram à instituição e já começaram o tratamento. Quando foram abertas as vagas esperava-se de 10 a 15 pacientes.
Nesta terça-feira foi realizada a entrega dos exames que diagnosticou o quadro de saúde de cada paciente. A maioria deles apresentou problemas com diabetes, colesterol e pressão alta, doenças típicas de quem está acima do peso. A primeira reunião foi realizada antes das férias escolares, quando os professores Carlos Muchão (Educação Física) e Rita Mendes (Nutrição) fizeram a proposta de mudança de estilo de vida.
Durante as férias eles tiveram que tomar cuidados básicos para garantir uma vida saudável, começando pela reeducação alimentar e simultaneamente praticar atividades físicas. Com o retorno das férias os pacientes voltaram a se reunir com os professores para falar sobre as primeiras experiências. “Alguns deles se esforçaram e seguiram corretamente as recomendações”, disse a nutricionista Rita Mendes.
Durante reunião com os pacientes nesta terça-feira Rita explicou que para o tratamento dar certo é importante seguir uma dieta programada, podendo o paciente comer de tudo, mas sem exageros. A professora recomendou alimentação adequada para quem tem problema com diabetes, pressão alta e apresentou numa tabela a quantidade calórica de diferentes tipos de alimentos, seus benefícios, como prepará-los e a combinação correta na hora de colocar no prato.
Cada paciente está recebendo atendimento personalizado, com cardápio específico. Nesse primeiro momento estão passando por um processo de adaptação em que o organismo irá se adequar ao novo estilo de vida, para o excesso de peso se perder de forma gradativa. Além dos cuidados com a alimentação, recebem também atendimento da equipe de Educação Física.
O professor Carlos Muchão explica que foi recomendado exercícios de caminhada, por pelo menos três vezes na semana. Alguns estão praticando a atividade em grupo e todo o trabalho é monitorado com o auxílio de acadêmicos do curso. Passado a fase de adaptação ao exercício, a proposta é levá-los para a academia da Unigran. A cada quinze dias haverá reunião com os pacientes para se discutir os resultados do tratamento e palestras sobre qualidade de vida serão oferecidas nos encontros.
A ideia é também agregar outros profissionais da saúde, a exemplo da fisioterapia, de forma a contribuir com dicas, informações técnicas e tratamento, se for necessário. A Unigran dispõe de uma moderna Clínica de Fisioterapia, com atendimento ao público em geral. O Núcleo de Nutrição continua normalmente o atendimento gratuito e especializado à comunidade.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Melhor software de diagramação alternativo ao Visio
Desenvolver diagramas pode acabar sendo uma tarefa bastante estressante se não tiver as ferramentas certas para isso.
Preso em operação, ‘espião’ de Marcola no jogo do bicho tem liberdade negada: ‘perigoso’
‘Espião’ de Marcola foi transferido para Mossoró
Agesul publica termo aditivo e obras em pontes de Três Lagoas chegam a R$ 2,6 milhões
O termo aditivo consta no DOE desta quarta-feira (11)
Simone e Simaria: verdadeiro motivo que causou fim da dupla é revelado
Após dois anos, vem à tona o real motivo que causou a separação de Simone e Simaria; decisão teria partido da irmã mais velha
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.