Dourados: Por falta de plantão, soropositivos ficam sem medicamento
Portadores de HIV de Dourados ficaram sem medicamento neste final de semana prolongado. É que a secretaria municipal de Saúde não teria organizado um esquema de plantão para atender a população. A denúncia foi feita pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS. Segundo a nota, a secretaria deveria ter afixado na unidade de saúde […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Portadores de HIV de Dourados ficaram sem medicamento neste final de semana prolongado. É que a secretaria municipal de Saúde não teria organizado um esquema de plantão para atender a população. A denúncia foi feita pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS.
Segundo a nota, a secretaria deveria ter afixado na unidade de saúde um número de telefone do plantonista, para aquisição de medicamento (período de retirada de medicação – final e início de mês) o que acabou não acontecendo.
De acordo com a Rede, o Programa de DST/AIDS, é uma referência, que requer cuidados voltados ao público-alvo. “Os pacientes se sentem prejudicados requerendo providências para que atos desta natureza não se repitam, pois são pacientes que se deslocam das cidades vizinhas (micro e macro-região), dentre outras localidades de difícil acesso”, diz a nota.
Lídia Maria Montera, da Secretaria de Saúde, disse que não tinha recebido a denúncia feita pela Rede. Segundo ela, quando o paciente precisa de medicamento em dia de feriado, ele pode pegá-lo antes e que, em caso de urgência, o serviço é feito pelo PAM (Pronto Atendimento Médico). “Não recebemos a denúncia, então não sabíamos da necessidade por parte dos portadores.”, enfatiza Montera.
Segundo o DST/AIDS, por não ser um serviço de urgência, o serviço é feito por ordem de chegada e funciona de segunda-feira à sexta-feira. Em alguns casos, os pacientes ligam e pedem para que o medicamento seja reservado para que eles possam vir pegar outra hora, mas de maneira geral, o paciente é atendido na hora. “Não temos plantão em fins de semana e feriado, mas como os medicamentos são de uso contínuo, o paciente pode se programar para não ficar sem remédio nessas ocasiões”, conclui Montera.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Motorista fica preso nas ferragens após acidente com caminhão baú na BR-376
Lateral do carro ficou destruído
Cantor Edson esculacha Jorge e Mateus por pausa na carreira: “Cag*da”
Dupla de Hudson, Edson não poupou críticas à decisão de Jorge e Mateus, que pretendem fazer uma pausa por “tempo indefinido” em 2025
Homem socorrido pelos bombeiros estava preso nas ferragens da caminhonete com espingarda
A Polícia Judiciária irá investigar se o homem tem porte de armas
Jovem tem faca cravada no ombro e pulmão perfurado após briga com namorada
Jovem deve passar por cirurgia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.