No próximo sábado 23 de outubro, será realizada a Campanha de Combate ao Glaucoma em Dourados, cerca de 12 médicos vindo Ca Capital e do do Estados farão atendimento gratuito no Salão Paroquial da Igreja Matriz, anexo a praça Antonio João.

Este é o oitavo ano consecutivo que a campanha é realizada. De acordo com o médico oftalmologista Dr. Ajax Oliveira Leite espera-se que mais de mil pessoas sejam atendidas gratuitamente. “Para descobrir o glaucoma é somente através de exames, onde é analisada a pressão do olho e assim teremos o diagnóstico” afirmou Ajax.

O oftalmologista informou ainda que as pessoas acima de 40 anos sejam mais propensas a terem problemas de visão. “Como o glaucoma não possui sintomas, como febres ou dores, é mais difícil diagnosticar, e nas pessoas acima de 40 anos, elas acabam tendo maior possibilidade de ter a doença, com isso à campanha tem o objetivo de orientar e contribuir para a saúde dos nossos olhos” concluiu.

Catarata

Outra doença silenciosa que só é percebida quando está em estado avançado. Ela causa nos olhos a perda de transparência do cristalino, que é uma lente presente no olho. No Brasil segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2 milhões de pessoas tem a doença e surgem 120 mil novos casos ao ano.

A Catarata é muito comum, podendo ser traumáticas, congênitas, adquiridas por doenças como diabetes ou toxoplasmose e ainda pela idade com o envelhecimento do cristalino.

O tratamento é feito por meio de cirurgia onde é removido o cristalino e uma lente intra-ocular é colocada no lugar.