Dourados busca modelo de administração aeroportuária

O secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados, Maurício Peralta, segue nesta quinta-feira para a cidade de Cascavel (PR), onde vai conhecer todo o sistema de administração aeroportuária daquele município. Segundo o secretário, Cascavel, com Dourados, é uma das poucas localidades do Brasil em que o aeroporto é administrado pela prefeitura. De acordo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados, Maurício Peralta, segue nesta quinta-feira para a cidade de Cascavel (PR), onde vai conhecer todo o sistema de administração aeroportuária daquele município. Segundo o secretário, Cascavel, com Dourados, é uma das poucas localidades do Brasil em que o aeroporto é administrado pela prefeitura.

De acordo com Peralta, toda a parte de reestruturação física no aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira está concluída e começa a organização do setor administrativo. Ele informou que o aparelho de raio-X de bagagem entra em funcionamento nos próximos dias, assim que passar pelo processo de configuração e a sala de rádio também está na fase final de implantação.

Maurício Peralta adiantou que a prefeitura está trabalhando agora na homologação do aeroporto como tarifador, para que possam ser definidos os valores a serem cobrados por aeronaves para a utilização do espaço em pousos, decolagens e permanência. Esse procedimento depende ainda da definição do nível do aeroporto, já que o valor da tarifa é tabelado por categoria.

Movimento

O aeroporto de Dourados teve um crescimento no índice de embarque e desembarque de 50% em pouco mais de quatro meses, passando de 1.200 para 1.800/mês e tem uma média de 220 pousos mensalmente. Com a tarifação, a intenção da prefeitura é tornar o aeroporto autosustentável, já que até agora toda a despesa com manutenção sai dos cofres públicos.

Deverão acompanhar o secretário Maurício Peralta na viagem a Cascavel o administrador do aeroporto Diogo Felipe e o assessor de administração aeroportuária Ian Galvão Rocha, os quais estão trabalhando na negociação para a operação de mais uma empresa aérea, com vôos regulares de Dourados para várias outras localidades do Brasil.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados