Dores articulares castigam no frio

Dores pelo corpo, cansaço. Com a queda da temperatura é comum as pessoas, principalmente os idosos, reclamarem da sensação de incômodo. As chamadas moléstias de articulações, segundo o clínico geral clínico geral Randolph Salazar Paredes, exigem o aquecimento do corpo. “As moléstias de articulações são problemas que atingem os mais idosos que já sofrem com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dores pelo corpo, cansaço. Com a queda da temperatura é comum as pessoas, principalmente os idosos, reclamarem da sensação de incômodo. As chamadas moléstias de articulações, segundo o clínico geral clínico geral Randolph Salazar Paredes, exigem o aquecimento do corpo.

“As moléstias de articulações são problemas que atingem os mais idosos que já sofrem com as dores de coluna, reumatismo e a artrose. É preciso agasalhar primeiro os pés, não ficar só com chinelo. Usar moletom, tomar chás quentes e muito líquido, mas não pode ser gelado”, explica.

A friagem derruba a temperatura do corpo e faz piorar as dores. “O frio desencadeia as dores. A friagem entra pelos pés, mãos e face. Vejo que muitas pessoas não se agasalham. É preciso manter o corpo protegido”.

O médico, que atende no posto do Guanandi, ressalta que o tórax precisa também de proteção para que não seja desencadeado também os problemas respiratórios, comum nesta época do ano. (Leia matéria relacionada)

Nesta manhã, o Midiamax foi às ruas, onde ouviu alguns idosos que confirmaram o que diz o médico.

Benézio de Souza, 57, mora no Bairro Taquarussu. Ele diz que sempre mantém o corpo agasalhado, mas por causa do cigarro e do frio, tosse muito e sente dores. “Dói o peito, todo o corpo e sinto cansaço para caminhar”.

“Não gosto de ir ao médico, vou à farmácia e tomo remédio para dor no corpo ou para gripe”. A automedicação é apontada pelo doutor Paredes como problema. Crianças e idosos têm a saúde frágil e é importante terem o acompanhamento de um especialista, pois tomar remédio por conta própria pode resultar em problemas de saúde grave, conforme o médico.

Para o morador do Bairro Santo Antonio, João Alegre, 72, o frio é sinônimo de cansaço, falta de ar e dores. Ele não gosta de levar agasalhos quando sai. O resultado, segundo ele mesmo, são os incômodos na hora de dormir.

Conteúdos relacionados