Dólar segue tendência externa e cai pelo quarto dia
O dólar caiu pelo quarto dia seguido frente ao real, fechando a sexta-feira no menor nível em quase dois meses, com a influência do mercado externo e a percepção de um aumento do fluxo de entradas no país. A moeda norte-americana recuou 0,40 por cento, a 1,763 real. É a menor cotação de fechamento desde […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O dólar caiu pelo quarto dia seguido frente ao real, fechando a sexta-feira no menor nível em quase dois meses, com a influência do mercado externo e a percepção de um aumento do fluxo de entradas no país.
A moeda norte-americana recuou 0,40 por cento, a 1,763 real. É a menor cotação de fechamento desde 13 de janeiro. Na semana, o dólar teve baixa de 1,29 por cento. No ano, porém, a moeda acumula alta de 1,15 por cento.
O mercado passou o dia em sintonia com o exterior, em que o dólar perdia terreno frente a outras moedas com a notícia de que Janet Yellen, presidente do Federal Reserve de San Francisco e tida como defensora de uma postura mais tolerante com a inflação, é a favorita para substituir Donald Kohn como vice-chairman da instituição.
Dados surpreendentemente positivos sobre a produção industrial da zona do euro também ajudaram a moeda comum a subir para quase 1,38 dólar. A queda do dólar no Brasil chegou a perder força na metade do dia, em meio à fraqueza das bolsas de valores e de outros ativos considerados de risco, como commodities. Mais tarde, porém, retomou a baixa.
Segundo dados parciais da clearing (câmara de compensação) da BM&FBovespa, havia cerca de 2,5 bilhões de dólares em operações registradas no mercado à vista até pouco antes do fechamento, volume dentro da média dos últimos dias.
“(O dólar) deve continuar no canal de baixa em que está. A situação lá fora que poderia assustar está um pouco mais tranquila. A gente vem passando por uma acomodação em todos os mercados”, disse Arnaldo Puccinelli, gerente de mercados financeiros da corretora Terra Futuros.
Internamente, o mercado comenta ainda que as ofertas de ações programadas —como a da OSX, de até 9,9 bilhões de reais— aumentam o ingresso de recursos. Além disso, Puccinelli pontuou que o mercado tem assumido um perfil cada vez mais vendedor de moeda estrangeira.
“Os estrangeiros (por exemplo) diminuíram a exposição comprada em dólar futuro”, disse. Somando os contratos de dólar futuro e cupom cambial, eles tinham na quinta-feira 500 milhões de dólares em compras líquidas, ante 3,933 bilhões de dólares no final de fevereiro.
A queda do dólar aos menores níveis em dois meses, no entanto, abre espaço para ajustes, o que pode dificultar a valorização do real na próxima semana. A Nomura Securities, por exemplo, recomendou uma realização de lucros nesta sessão.
“Embora continuemos com uma visão positiva em termos estruturais sobre o real, que deve continuar a ser sustentado por um fluxo positivo de investimentos, juros reais altos e crescimento relativo robusto, vamos procurar níveis melhores… para abrir novas posições vendidas em dólares”, escreveu Tony Volpon, estrategista da instituição, em relatório.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Lula permanece com dreno na cabeça, mas está “lúcido, orientado e conversando”, diz boletim médico
Lula continua em tratamento intensivo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
Plano vaza e polícia impede fuga em massa planejada pelo PCC em penitenciária paraguaia
Policiais e agentes militares entraram na Penitenciária Regional de Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, conseguiram impedir uma fuga em massa na manhã desta quarta-feira (11). O plano foi arquitetado por faccionados do PCC (Primeiro Comando da Capital). Com base em investigações, uma inspeção feita com o apoio da Polícia…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.