Dois cosmonautas russos e uma astronauta americana decolaram nesta sexta-feira (2/4) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

O foguete Soyuz decolou às 4h04 GMT (1h04 de Brasília), levando a bordo a astronauta Tracy Caldwell Dyson e os cosmonautas Alexander Skvortsov e Mikhail Korniyenko.

O anúncio da entrada em órbita foi recebido com aplausos e gritos de comemoração pelos amigos e parentes dos tripulantes, que assistiram ao lançamento de uma plataforma situada a aproximadamente um quilômetro do local.

Os tripulantes passarão dois dias na cápsula Soyuz antes de chegar à ISS, onde estão o americano Timothy Creamer, o japonês Soichi Noguchi e o russo Oleg Kotov. Eles passarão seis meses na estação.

Esta é a primeira missão espacial para Alexander Skvortsov, 43 anos, e Mikhail Kornienko, 49. Tracy Caldwell-Dyson fez a primeira viagem ao espaço em 2007.

Com a aposentadoria dos ônibus espaciais americanos ao fim do ano, as viagens para a ISS dependerão completamente dos foguetes russos.