Mais de 70 mil pacotes de cigarro foram apreendidos pelo Departamento de Operações da Fronteira (DOF) só nesta semana. A última apreensão aconteceu hoje (15) de madrugada. Os policiais avistaram dois caminhões encostados às margens de uma estrada vicinal na região de Mundo Novo.

Os policiais faziam um patrulhamento de rotina quando localizaram os caminhões, sendo uma carreta Mercedes com placas de Pato Branco (PR) atrelada a dois semirreboques tanque com placas de Toledo (PR), e um caminhão Mercedes com placas de Arapongas (PR). Os dois motoristas, assim que perceberam a movimentação das viaturas motorizadas se aproximando, evadiram do local escondendo-se na mata próxima.

Dentro dos caminhões foram encontrados 30 mil pacotes de cigarros de diversas marcas. Os veículos foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal de Mundo Novo. Apesar da busca realizada por integrantes do DOF, os motoristas não foram encontrados.

No inicio desta semana, 40.500 pacotes já tinham sido apreendidos pelo DOF durante um patrulhamento ostensivo realizado na rodovia MS–289, região de Juti. Os cigarros estavam escondidos dentro do semirreboque de um trator e seriam levados para a cidade de Caarapó.

Na terça-feira (14), houve uma segunda apreensão na MS-379, região de Laguna Carapã. A abordagem aconteceu em três veículos de placas do município de Dourados. Um veículo estava transportando 1.250 cigarros, o outro transportava 1.350, e o último trazia 1.450 pacotes de cigarro. Ao todo foram 4.050 cigarros.

No total, somente nesta semana foram apreendidos 74.050 pacotes de cigarro pelo DOF. Segundo o diretor do Departamento de Operações da Fronteira, coronel Joel dos Santos, em 2009 foram apreendidos 622.948 pacotes de cigarro. Só em julho deste ano foram 239 mil pacotes apreendidos.