Direitos Humanos entrega cobertores e roupas a índios de Coronel Sapucaia
Índios da etnia guarani kaiowá, que moram na aldeia Kurussu Ambá, localizada no município de Coronel Sapucaia, na fronteira com a cidade paraguaia de Capitan Bado, receberam doações de roupas e cobertores doados por moradores de Campo Grande na tarde de ontem. O CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) Marçal de Souza convidou o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Índios da etnia guarani kaiowá, que moram na aldeia Kurussu Ambá, localizada no município de Coronel Sapucaia, na fronteira com a cidade paraguaia de Capitan Bado, receberam doações de roupas e cobertores doados por moradores de Campo Grande na tarde de ontem. O CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) Marçal de Souza convidou o jornal Midiamax para acompanhar a entrega. Foram cerca de onze horas de viagem até chegar a aldeia distante a pelo menos 400 quilômetros de Campo Grande.
A aldeia situada perto do Paraguai está dentro de uma área de 1 mil hectares da Fazenda Maria Auxiliadora, região de disputa entre indígenas e produtores rurais.
São cerca de 200 índios, entre eles 39 crianças, que moram na aldeia em pequenas barracas feitas de palha e cobertas por lonas, que não protegem contra o frio no Sul do Estado, área mais fria.
Os indígenas estão na área da fazenda há pelo menos 7 meses. Antes, ocupavam as margens da rodovia MS-284, onde permaneceram por quase dois anos em completo estado de abandono.
Por ainda não terem uma área determinada pelo processo de demarcação, os guaranis ainda dependem de doações e ajudas de órgãos governamentais.
Ainda na tarde de ontem, funcionários da Funai (Fundação Nacional do Índio) fizeram a entrega das cestas básicas quinzenais para as famílias da aldeia.
“São essas doações que nós conseguimos viver aqui na Kurussu Ambá”, disse a indígena Levanda Varela.
“ A situação deles aqui é degradante e temos que denunciar e ajudar da maneira que podemos”, afirmou o presidente do CDDH, Paulo Ângelo.
Serviço:
Para ajudar com doações os indígenas da aldeia Kurussu Ambá o contato pode ser feito com o CDDH Marçal de Souza pelos telefones 3045 3440 ou 3045 3441, ou no endereço Rua Manoel Vieira de Souza, 554, Vila Piratininga, em Campo Grande.
O Midiamax produziu uma série de matérias sobre Kurussu Ambá.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Na Capital, chuvas provocam alagamentos e atingem 45 milímetros em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Com investimento de R$ 1,7 milhão, SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.