Dia das Crianças deve movimentar R$ 17,5 milhões no comércio de Campo Grande
A Pesquisa de intenção de compras encomendada pela Federação do Comércio de Bens, de Serviço e do Turismo de Mato Grosso do Sul e desenvolvida pela Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros, revela que o Dia das Crianças já é a terceira principal data para o comércio de Campo Grande. Neste ano a data […]
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A Pesquisa de intenção de compras encomendada pela Federação do Comércio de Bens, de Serviço e do Turismo de Mato Grosso do Sul e desenvolvida pela Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros, revela que o Dia das Crianças já é a terceira principal data para o comércio de Campo Grande.
Neste ano a data deve movimentar R$ 17,5 milhões, passando a marca do Dia dos Namorados, de R$ 17 milhões.
Em todo o Mato Grosso do Sul, a movimentação econômica deve chegar aos R$ 35 milhões.
Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira, 30 de setembro, pelo presidente da Fecomercio MS, Edison Ferreira de Araújo e o assessor econômico da entidade Thales de Souza Campos. “Nossa intenção é saber o que o consumidor deseja comprar e o valor que pretende gastar para orientar o comerciante na formação do estoque”, explicou o presidente.
Entre os dias 22 e 25 de setembro foram ouvidos 400 adultos e 200 crianças que revelaram uma clara distorção entre o presente que pretendem dar e receber, respectivamente. Entre os adultos, 44% disseram que vão presentear com brinquedos, mas apenas 29% das crianças querem este presente. Já o celular, na preferência de 18% das crianças, só foi apontado como opção de presente para 7% dos adultos.
A preferência por celulares e roupas aumenta a medida em que as crianças crescem. Abaixo dos 11 anos, a preferência de 43% é por brinquedos e a partir de 11 anos 52% querem aparelho celular, 28% citaram calçados e 16% desejam ganhar roupas.
Quanto ao valor médio do presente, mulheres devem gastar R$ 78,00 e homens R$ 71,00, mas entre os presentes preferidos pelas crianças a média fica entre R$ 70,00 e R$ 150,00. “É que a maioria das crianças quer brinquedos eletrônicos, que são mais caros”, explicou Thales. Ele explica que o fato de a data ter superado o Dia dos Namorados em grau de importância econômica e deve a uma série de fatores.
Um deles é o alto índice de divórcios. Também é preciso levar em conta que o amparo às crianças está maior, com o rigor do ECA (Estatuto da Criança e Adolescentes) e as próprias crianças estão manifestando mais os desejos. “Hoje as crianças têm acesso a informações muito cedo, elas já nascem de olhos abertos”, ressaltou Thales. Para o Dia das Crianças, 58% dos consumidores entrevistados disseram que pretendem ir às compras, contra 52% às vésperas do Dia dos Namorados.
Outro dado importante revelado pela pesquisa é quanto à forma de pagamento: mais de 55% pretendem comprar à vista, o que reforça os dados da pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio), que aponta redução do endividamento em Mato Grosso do Sul. “Isso mostra que as famílias estão planejando mais seus orçamentos”, avalia Thales.
A pesquisa também apontou que dentre os locais de preferência para a compra o centro é opção de 26%, o Shopping Campo Grande de outros 20%, seguidos de supermercados (15%), lojas de bairros (11%), Camelódromo (11%), feiras 11% e compras pela internet (1,4%).
Dentre os presenteados, 45% são filhos dos entrevistados, 24%
sobrinhos, 15% enteados e 13% netos. Dos compradores, 3% disseram que vão presentear crianças de orfanatos, o dobro da intenção encontrada na pesquisa do ano passado.
Neste ano, até então, a data com maior movimentação econômica foi o Dia das Mães, R$ 60 milhões, conforme mostrou a pesquisa de intenção de consumo. Depois veio o Dia dos Pais, com 19 milhões. Thales lembrou que no Natal a tendência é que a injeção econômica represente o dobro da ocorrida em função do Dia das Mães.
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