O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) é o vencedor do 18º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria empresa do Centro-Oeste. O resultado foi divulgado nessa segunda-feira (20), no site www.volvo.com.br/pvst. Essa é a terceira vez o órgão recebe o prêmio, o mais importante do país na área de Segurança no Trânsito.

O prêmio é a coração das ações desenvolvidas pelo Detran-MS, nos últimos dois anos (2008 e 2009), baseadas nos três elementos principais para a garantia de um trânsito seguro: Engenharia, Educação e Fiscalização. “Essas ações são parte do Programa de Ação Integrada de segurança e Educação no Trânsito, que envolveu poder público municipal, estadual e sociedade civil organizada”, afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique Santos Pereira.

As ações de Engenharia e Fiscalização de Trânsito envolveram a parceria e assessoria permanente às prefeituras da capital e do interior. Em todo o estado, foram instaladas placas de sinalização e equipamentos de fiscalização eletrônica de última geração.

Mas é na área de Educação que o Detran-MS se destaca, desenvolvendo programas permanentes como o Mova Alfabetizado, Vencendo o Medo de Dirigir, Premi-Júnior, Programa Empresa Segura, Ciclista Cidadão, Amigos da Escola, Cidade Escola de Trânsito, além de capacitações continuadas e acompanhamentos pedagógicos aos instrutores e diretores de Centro de Formação de Condutores, encontros pedagógicos com professores de todo o estado, Política de Transporte Escolar, Calouros por um Trânsito Seguro e Semana Nacional do Trânsito e Política de Educação e Ensino para o Trânsito e as campanhas Volta às Aulas.

Além de trabalhar com crianças e adolescentes, o Detran-Ms inovou ao buscar unir poder público e sociedade através de seus líderes religiosos. O 1º Encontro de Líderes em Prol da Vida no Trânsito, realizado em setembro de 2009, reuniu 150 representantes das mais diversas religiões. Esses líderes foram chamados a participar da mudança de comportamento da sociedade no trânsito.

O Detran-MS também foi premiado pela campanha publicitária “Se Liga no Trânsito, Se Liga na Vida”. As peças de mídia eletrônica e impressa mostraram com realismo os números de acidentes e vítimas fatais e identificou as causas de tanta tragédia: imprudência, excesso de velocidade, desrespeito às Leis, uso de bebidas alcoólicas, uso de celular, arrogância e intolerância.

Prêmio Volvo

O prêmio foi instituído há 20 anos para chamar a atenção da sociedade para a situação do trânsito e incentivar e divulgar as boas práticas de segurança, gerando um efeito multiplicador para ações similares. Nesta edição, 254 trabalhos foram inscritos, vindo de 114 cidade e 19 estados brasileiros.