O Ministério do Turismo apresentou nesta sexta-feira (9), em Joanesburgo, na África do Sul, a campanha oficial para promover o Brasil como destino turístico nos próximos anos até 2014, quando o país sediará a Copa do Mundo. Bastante otimista, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, projeta números expressivos. O país deverá receber até o Mundial 8 milhões de visitantes, 600 mil apenas no mês da Copa.

“Esperamos a entrada de R$ 9 bilhões em divisas para o país nesses próximos anos. Isso sem contar o retorno em termos de imagem e de infraestrutura: melhoria nos aeroportos, nos transportes públicos, estádios”, afirmou.

Barreto afirmou que o trabalho de preparação já está em andamento. Ele cita a liberação de uma verba de R$ 1 bilhão para serem aplicados na rede hoteleira e R$ 400 milhões em linhas de crédito, via BNDES, para cada uma das cidades-sede investirem nas arenas.

“Estamos investindo também na formação e qualificação das pessoas que receberão os turistas. Vão aprender inglês, espanhol. Serão mais pessoas qualificadas e inseridas no mercado de trabalho. Isso é um dos mais importantes legados da Copa do Mundo”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, num discurso improvisado e muito bem humorado, citou que a Copa de 2014 não deve ser vista apenas como um Mundial do Brasil. Ele lembrou que muitos turistas da América Latina visitarão o Brasil para assistir aos jogos, e a intenção do país é fazer com que os vizinhos se sintam em casa.

“Vocês já imaginaram a Argentina mandando seus jogos em Porto Alegre? Se eles invadem Santa Catarina no verão, imagina na Copa, com Maradona e tudo? Vai ser mais argentino que gaúcho em Porto Alegre. Em Curitiba também: se o Paraguai ficar lá, os paraguaios todos vão. O importante é que temos de ver essa Copa como um evento da América Latina, que a Fifa deu ao Brasil o direito de sediar”, declarou o presidente.

Filmes
A campanha, batizada “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”, apresenta dois filmes dirigidos pelo cineasta Fernando Meirelles. Ambos foram apresentados nesta sexta, durante a cerimônia. O primeiro, chamado “Apito”, será veiculado por todas as televisões detentoras dos direitos de transmissão da Copa do Mundo logo após a final da Copa 2010, entre Holanda e Espanha, neste domingo (11). O segundo, “Sons do Brasil”, será hospedado na página inicial do Youtube a partir do dia 12.