A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef, se mantém 12 pontos à frente de José Serra (PSDB) a dois dias da eleição, segundo uma nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

Dilma aparece com 56% dos votos válidos e Serra com 44%. Os percentuais são os mesmos de pesquisas divulgadas na última quinta-feira, dia 21, e na última terça-feira, dia 26.

A margem de erros é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, o número de eleitores indecisos caiu de 8% para 4% nos últimos dois dias. Os votos brancos e nulos continuam representando 5% do total, como nas pesquisas anteriores.

O total das intenções de voto sofreu pequenas variações. Dilma subiu de 49% para 50% e Serra foi de 38% para 40%. A oscilação, no entanto, está dentro da margem de erro da pesquisa.

A pesquisa Datafolha também mostra que candidata do PT lidera na região Sudeste, com uma vantagem de 5 pontos percentuais sobre José Serra.Durante o mês de outubro, Dilma passou de 41% a 47% e Serra, de 44% a 42%.

O candidato tucano mantém a liderança na região sul, onde tem 52% dos votos, 12 pontos à frente de Dilma. Mas a petista ganha no Nordeste, onde permanece 33 pontos à frente de Serra, e nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde tem 51% de votos, contra 41% do tucano.

A pesquisa ainda aponta a vantagem de Dilma no eleitorado masculino. Ela tem 54% de votos entre os homens e Serra, 38%. Entre as mulheres, a petista contabiliza 46% e o tucano, 43%.

O Instituto Datafolha ouviu 4.205 eleitores em 256 cidades. O levantamento foi encomentado pelo jornal Folha de S. Paulo. BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.