Data provável para resgate em mina é 4ª feira, diz ministro

A data provável para o início do resgate final dos 33 mineiros presos na mina no norte do Chile é quarta-feira, depois que foi decidido que apenas um primeiro trecho do túnel concluído neste sábado será revestido, informou o ministro da Mineração, Laurence Golborne. “Estamos definindo a data provável para o resgate em torno de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A data provável para o início do resgate final dos 33 mineiros presos na mina no norte do Chile é quarta-feira, depois que foi decidido que apenas um primeiro trecho do túnel concluído neste sábado será revestido, informou o ministro da Mineração, Laurence Golborne.

“Estamos definindo a data provável para o resgate em torno de quarta-feira”, assinalou Golborne à imprensa, junto à mina San José. O ministro explicou que essa data foi definida depois de ser resolvido revestir apenas o primeiro trecho do duto de 622 metros que este sábado chegou até os mineiros.

“Esperamos que na sexta-feira eles estejam fora” da mina, declarou Golborne nas proximidades do local, onde neste sábado os técnicos, ajudados pelos próprios mineradores soterrados, realizaram uma explosão controlada para alargar o túnel por onde eles serão resgatados.

“Revisamos isso com vários grupos de geólogos e geomecânicos, chegando à conclusão de que este duto não deve ser forrado de forma completa”, detalhou o ministro. Esse revestimento começará já na noite deste sábado.

Conteúdos relacionados