Cursos on-line garantem educação continuada aos profissionais da segurança pública

Desde o dia 25 de fevereiro, cerca de 120 mil profissionais da segurança pública em todo Brasil estão participando das aulas do 18º ciclo de estudos da Rede Nacional de Educação à Distância (EAD), do Ministério da Justiça. Em Mato Grosso do Sul são 5.664 parcipantes. Os cursos de 40h/a finalizam as atividades no próximo […]

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Desde o dia 25 de fevereiro, cerca de 120 mil profissionais da segurança pública em todo Brasil estão participando das aulas do 18º ciclo de estudos da Rede Nacional de Educação à Distância (EAD), do Ministério da Justiça. Em Mato Grosso do Sul são 5.664 parcipantes. Os cursos de 40h/a finalizam as atividades no próximo dia 31. Já os cursos com carga horária 60h/a terão aulas virtuais até dia 14 de abril.

Mesmo à distância, os alunos contam com a ajuda de tutores que tiram dúvidas, interagem com a turma, estipulam tarefas e avaliam os trabalhos produzidos. Os cursos são compostos por módulos, divididos em tópicos ou em aulas. Além do conteúdo, o aluno encontra: exercícios de fixação, sugestões de links, glossário – quando necessário – e materiais complementares.

A rede disponibiliza também um espaço de interação virtual da comunidade de aprendizagem, chamados “fóruns” , onde o grupo participante expõe idéias, discute, sintetiza e elabora conclusões sobre um assunto. É recomendável que o aluno participe de todos os fóruns, mas é obrigatória a participação em, no mínimo, três fóruns para a conclusão e aprovação no curso. Lembrando que os temas de discussão dos fóruns são baseados no conteúdo dos módulos, sendo a leitura do conteúdo imprescindível para que os alunos possam postar contribuições no espaço interativo.

Já a participação nos chats não é obrigatória, mas a dica é que ele pode ser uma poderosa ferramenta de integração. Ao longo do curso são agendados horários de bate-papos para discussão entre tutores e alunos, abordando os mais variados temas.

No decorrer do ciclo de estudos, o aluno deve ficar atendo para a ordem das páginas e dos exercícios, caso contrário, os módulos não aparecerão como concluídos e não será possível a realização da avaliação. Caso isso ocorra, o aluno deverá voltar ao início do módulo e se certificar de que todas as páginas estão concluídas e o ícone ao lado do módulo mudou da cor azul para verde.

Somente depois de terminar a leitura e os exercícios – no ambiente virtual – de todos os módulos que compõem cada curso interativo, e de participar de pelo menos três fóruns é que o particcipante terá acesso à avaliação de aprendizagem, que neste caso é a avaliação final de todo conteúdo. É importante destacar que a avaliação só será disponibilizada aos participantes, observadas as orientação acima, a partir do 23º terceiro dia de atividades.

A nota máxima de um aluno é 100. Para ser aprovado o aluno precisa ter no mínimo 70. A nota do aluno é composta de três partes: a avaliação de aprendizagem, neste caso é a leitura dos módulos e realização dos exercícios; a participação nos Fóruns: em pelo menos 3 fóruns; e a nota do tutor, que engloba a participação e a qualidade das intervenções feitas nos fóruns e nos chats.

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