O mosaico formado pela pluralidade cultural dos países vizinhos com Mato Grosso do Sul é o tema da edição 2010 da revista Cultura em MS, publicação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul destinada a registrar e divulgar as manifestações artísticas do estado, refletindo sobre a cultura sul-mato-grossense. O lançamento acontece nesta quarta-feira (15), às 19, no Auditório do Sebrae, que fica na Avenida Mato Grosso, 1661, Campo Grande, MS.

Com periodicidade anual e alto padrão de qualidade, foi lançada na atual gestão do governo, em 2008, e nesta terceira edição tem como tema principal “Cultura e Fronteira”, onde é revisitada a questão histórica e identitária entre o Mato Grosso do Sul, Bolívia e Paraguai, com artigos de pesquisadores das três nacionalidades.

O presidente da FCMS, Américo Calheiros, relata sobre a importância de se valorizar essa relação com os povos-irmãos que há séculos compartilham aspectos históricos e culturais com os sul-mato-grossenses: “Cada vez mais temos de ter uma visão global a partir de onde estamos situados para perceber como nossas relações se desenvolvem e como podem ser incrementadas, à medida em que nos entrelaçamos mais, no sentido de ampliar horizontes e melhorar as condições de vida de todos os envolvidos nesse espaço geopolítico. A cultura rompe essas fronteiras e promove uma integração mais sólida entre os povos. Estamos ao lado do Paraguai e da Bolívia, próximos territorialmente, mas às vezes distantes culturalmente. E essa publicação é o repensar dessas relações.”

Além do tema principal, a publicação traz informações sobre as atividades realizadas este ano em Mato Grosso do Sul nos diversos setores artísticos; faz um passeio no tempo revelando os pouco conhecidos registros pré-históricos encontrados em Alcinópolis; as atuais propostas de requalificação do centro urbano de Campo Grande; uma entrevista sobre o passado, presente e futuro de nosso estado com a historiadora Marisa Bittar; uma curiosa crônica de Abílio Leite de Barros; os desafios ancestrais que atravessam a questão da leitura; as novas tecnologias por trás dos talentos no cinema e no vídeo que despontam em nossa terra; dicas de personalidades que agitam a cena cultural em Mato Grosso do Sul; e novidades da literatura, teatro, artesanato, entre outras categorias da arte em sua mais pura essência.

No lançamento haverá apresentações de danças folclóricas dos grupos Tic Tac (Paraguai) e T’ikay (Bolívia), que têm por tradição difundir e valorizar as respectivas culturas dos países vizinhos em nosso Estado.

A revista Cultura em MS tem tiragem inicial de dois mil exemplares que serão distribuídos em escolas e órgãos de cultura, associações, bibliotecas, universidades, entre outras instituições. Estará disponível também em meio eletrônico a partir de seu lançamento, podendo ser acessada pelo endereço www.fundacaodecultura.ms.gov.br.