Oitenta e seis mães estão participando da capacitação do programa Creche o Ano Todo, desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Educação. Em seu sexto ano consecutivo, a iniciativa garante o funcionamento das creches durante o período de recesso escolar, além de resultar em uma renda extra às mães envolvidas. Depois de treinadas, elas atuarão como auxiliares dos professores durante o mês de janeiro do próximo ano.

A capacitação começou nesta segunda-feira (13) e termina na sexta-feira (17), com o objetivo de propiciar às mães o conhecimento de ações integradas por meio de atividades educativas e cuidados essenciais à criança. Essas ações estão voltadas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes e adequadas essa faixa etária, utilizando procedimentos, técnicas e reflexões sobre o ato de cuidar e educar.

Um dos objetivos do Programa é garantir a permanência das crianças na instituição no período de férias, bem como proporcionar às mães que estão fora do mercado de trabalho a oportunidade de aumentar a renda familiar e de participar do processo educativo das crianças pertencentes à sua comunidade. A creche oferecerá à criança nesse período momentos de interação, envolvendo o cuidar e o educar por meio de artes, jogos e recreação.