Corumbá: termina hoje 1ª etapa de vacinação contra a gripe A
Termina hoje, 19 de março, a primeira etapa de vacinação contra a gripe A H1N1 em Corumbá. A meta é vacinar 995 funcionários e 200 indígenas da tribo Guató. A imunização começou no último dia 08. “A Vigilância em Saúde encerra hoje a primeira etapa e convoca a partir de segunda-feira, 22 de março, todos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Termina hoje, 19 de março, a primeira etapa de vacinação contra a gripe A H1N1 em Corumbá. A meta é vacinar 995 funcionários e 200 indígenas da tribo Guató. A imunização começou no último dia 08. “A Vigilância em Saúde encerra hoje a primeira etapa e convoca a partir de segunda-feira, 22 de março, todos que se encaixam na segunda fase, que compreende grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos ou com doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com deficiência do sistema imunológico e obesos grau 3 e crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses)”, informou ao Diário, Wangley Bento de Campos, responsável pelo núcleo de imunização.
As vacinas são oferecidas nos postos de saúde de Corumbá. “As pessoas não precisarão se deslocar para o Centro da cidade para a imunização. É só procurar um Posto de Saúde mais próximo, que possua uma sala de vacinação e um vacinador, e levar a caderneta de vacinação”, disse Wangley
Para as gestantes e as mães dos bebês, a vacina significa uma segurança. “Estou grávida de seis meses e quando surgiu o surto da doença, eu havia acabado de saber que estava grávida. Fiquei com medo, porque sempre ouvi dizer que quando a mulher está gestante, todo o corpo fica mais sensível e ela possui uma maior tendência a contrair doenças”, contou a gestante Vanuza Moraes da Silva,
“Com certeza levarei minha filha a um posto e a vacinarei. Em minha família ninguém apresentou, até hoje, nenhum sintoma da doença, mas não é por isso que eu deixarei de levá-la. Moramos em uma região de fronteira e isso nos preocupa”, contou Kelly Cristina Bilhares Medeiros, mãe da pequena Maria Vitória, de oito meses.
Meta geral
Corumbá tem meta geral de imunização de 45.098 pessoas nas mais diferentes faixas etárias, incluindo adultos saudáveis de 30 a 39 anos. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Executiva de Saúde Pública pretende vacinar 3.026 crianças entre seis meses e menos de dois anos; 18.011 jovens de 20 a 29 anos; 13.840 na faixa etária de 30 a 39 anos; 2.036 gestantes (de 10 a 49 anos); 6.191 idosos de 60 anos em diante.
A terceira fase atenderá adultos de 20 a 29 anos e acontecerá de 05 a 23 de abril. A quarta etapa segue de 24 de abril a 07 de maio e coincidirá com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como ocorre todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica.
As mulheres que engravidarem após o período de vacinação da segunda etapa, deverão procurar um posto de saúde até o fim da campanha e terão sua vacina garantida. Já as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, tomarão a outra meia dose.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.