Corumbá: ‘Povo das Águas’ começa atendimento a ribeirinhos
Quase 1,2 mil pessoas da região do Taquari serão atendidas a partir de hoje, 26 de março, pelo programa “Povo das Águas”. A ação vai até domingo, dia 28, oferecendo serviços médicos; sociais e educacionais para os moradores das localidades do Corixão; Colônias do Cedro, São Domingos, do Bracinho e Rio Negrinho. Serão oferecidos, pelas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quase 1,2 mil pessoas da região do Taquari serão atendidas a partir de hoje, 26 de março, pelo programa “Povo das Águas”. A ação vai até domingo, dia 28, oferecendo serviços médicos; sociais e educacionais para os moradores das localidades do Corixão; Colônias do Cedro, São Domingos, do Bracinho e Rio Negrinho.
Serão oferecidos, pelas equipes da Prefeitura de Corumbá, serviços de vacinação para crianças e adultos; tratamento odontológico; cuidados de enfermagem; imunização de cães e gatos. Também serão distribuídos materiais necessários para as famílias enfrentarem o período de cheia no Pantanal. As escolas receberão materiais didáticos e de apoio para o ano letivo.
Chegando a terceira edição – as duas primeiras foram realizadas em novembro e dezembro do ano passado – o “Povo das Águas” traz uma novidade. “Vamos trabalhar como CRAS Itinerante, com os mesmos serviços oferecidos pelas unidades urbanas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)”, informou, a este Diário, a primeira-dama e secretária Especial de Integração de Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira. O programa está sob coordenação da Secretaria comandada por ela no Executivo Municipal.
O CRAS Itinerante vai cadastrar as famílias no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), além de buscar a inserção delas nos programas de assistência social executados no município. Dentro da área de saúde, os médicos irão atender a todos os moradores e se houver necessidade serão receitados remédios. Os medicamentos serão distribuídos gratuitamente.
A ideia do “Povo das Águas”, explicou Beatriz Cavassa, surgiu após o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira percorrer a região ribeirinha com o programa “Prefeito Presente” e perceber a necessidade de uma assistência periódica aos moradores dessas áreas. “Ao conhecer a realidade das comunidades, o prefeito Ruiter constatou as dificuldades”, disse. “Criamos esse programa específico. Pelas dificuldades de virem à cidade o ‘Povo das Águas’ vai até eles levando o atendimento necessário”, complementou a primeira-dama.
A dinâmica de atuação do projeto é bastante interessante e permitirá visitas regulares a cada três meses a cada uma das regiões, informou Beatriz. Inclusive, já há todo um cronograma preparado até julho. Em abril, as equipes estarão nas regiões da Manga e Porto Esperança; em maio Paraguai-Mirim; para junho está previsto o retorno à região do Taquari. Em julho a visita será novamente na Manga e Porto Esperança.
O navio do “Povo das Águas” deixou o porto de Corumbá na noite desta quinta-feira, 25 de março. A equipe total é de 20 pessoas.
Cronograma dos serviços
Dia 26/03
Localidade: Corixão
Equipe 01 – 08h às 13 horas – Corixão
Capão Bonito – Casa do Jefferson Foca
Equipe 02 – 08h às 13 horas – Cedrinho
Sítio 3 irmãs – Casa da Senhora Deolinda
Dia 27/03
Equipe 01 – 08h às 12 horas – Porto Sant’Ana (Colônia do Cedro)
Equipe 02 – 08h às 12 horas – Porto Sagrado (Colônia São Domingos)
Dia 28/03
Equipe 01 – 08h às 12 horas – Porto Figueira (São Domingos)
Equipe 02 – 08h às 12 horas – Porto Sairu (Bracinho)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.