Corumbá: Festival do Moinho Cultural apresenta a orquestra barroca boliviana
A Orquestra Barroca de Santiago de Chiquitos, da Bolívia, é a atração desta sexta-feira do Festival Cabeceiras, promovido pelo Moinho Cultural Sul-Americano em comemoração ao quinto ano de atividades da escola de arte fundada em 2005, no porto geral de Corumbá. A apresentação de gala será às 20h, na Casa Vasquez & Filhos, um dos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Orquestra Barroca de Santiago de Chiquitos, da Bolívia, é a atração desta sexta-feira do Festival Cabeceiras, promovido pelo Moinho Cultural Sul-Americano em comemoração ao quinto ano de atividades da escola de arte fundada em 2005, no porto geral de Corumbá. A apresentação de gala será às 20h, na Casa Vasquez & Filhos, um dos principais símbolos do conjunto arquitetônico da cidade tombado em 1992.
O Moinho Cultural Sul-Americano é um projeto social que ensina música e dança a mais de 300 crianças e adolescentes brasileiros e bolivianos, com gestão da Ong Instituto Homem Pantaneiro (IHP). A escola funciona no antigo prédio do Moinho Mato-Grossense e tem a parceria da Vale, patrocínio das empresas J. Macedo e Eletrobrás e apoio cultural da Andorinha e Refrigerantes Corumbaense.
O Festival Cabeceiras, iniciado no dia 3 de setembro, é um dos maiores eventos culturais já realizados em Corumbá. Conta com a participação de alunos e professores do Moinho Cultural e convidados, totalizando 73 apresentações, até 7 de novembro. O nome do festival é uma reflexão sobre o nascedouro dos rios, como o Paraguai, e riachos, buscando instigar a pesquisa nas escolas sobre o tema.
Diretora artística do Moinho, Márcia Rolon explica que o objetivo do festival é atingir o público alvo – crianças e adolescentes – com apresentações culturais gratuitas em Corumbá, Ladário e nas cidades bolivianas situadas na fronteira, Puerto Quijarro e Puerto Suarez. São espetáculos em palcos abertos, nas escolas, igrejas e praças. A apresentação oficial será no dia 20 deste mês, em comemoração ao aniversário de Corumbá.
Cartola inspira
Neste dia, será lançado o Grupo de Cordas MPB, formado pelos alunos da escola e com a participação especial da cantora Junia Rabelo, professora de musicalização do Moinho. A apresentação no pátio da escola terá repertório de Cartola, com coreografia interpretada pelos professores de dança da escola. No segundo ato, apresentação da Orquestra Vale Música e da Companhia de Dança Juvenil – uma 2ª versão do Moinho In Concert de 2009.
A cantora Junia passou por um treinamento vocal intensivo com profissionais do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e os alunos de instrumentos de cordas recebem mensalmente, para aprimorar os arranjos musicais, a consultoria de Noemi Uzeda, da Orquestra Sinfônica Brasileira, e do maestro, arranjador e compositor Leonardo Sá, hoje fazendo parte da equipe de profissionais do Moinho.
Arte no santuário
A Orquestra Barroca de Santiago de Chiquitos, formada por jovens e fundada em 2004, incluindo um coral, faz ainda três apresentações dentro do festival.
Amanhã (sábado), às 9h30, no pátio do Moinho, e às 18h, na Igreja Nossa Senhora das Mercedes, em Puerto Suarez. No domingo, às 18h, fará concerto durante a missa na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, centro de Corumbá.
As comemorações do Moinho iniciaram-se em agosto, com apresentações de grupos de cordas na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, aos domingos, denominadas de “Arte no Santuário”, e encerram-se em dezembro, com o Moinho In Concert. O festival terá ainda a participação especial da Orquestra de Santa Cruz de La Sierra, na Casa Vasquez e na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, dia 7 de novembro.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.