Corumbá será o primeiro município do Brasil a receber o credenciamento na Rede Amamenta Brasil. O reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Secretaria Executiva de Saúde Pública do Município, pela Gerência de Atenção Básica da Saúde da Criança/ Aleitamento Materno será oficializado no dia 17 de novembro. Para a data, está prevista uma cerimônia com a presença de autoridades municipais, estaduais e até nacionais.

 Por meio de um trabalho de capacitação de tutores da Rede Amamenta Brasil e também de acompanhamento das mães, Corumbá é a cidade pioneira a requerer a certificação e será a primeira a ter o credenciamento em âmbito nacional. Com um trabalho desenvolvido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as orientações sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros anos de vida do bebê refletem na diminuição da taxa de mortalidade infantil, entre outros inúmeros benefícios.

O município pantaneiro já tem toda a rede de atenção básica à saúde com 25 tutores capacitados para acompanhar mães e crianças durante o período de amamentação. O processo de implantação da rede trouxe ao município 17 oficinas sobre aleitamento materno, cinco cursos de Manejo Básico em Amamentação, que resultaram na capacitação de 363 profissionais. Devido aos resultados satisfatórios, Corumbá foi escolhida uma das três cidades brasileiras (junto com Porto Alegre-RS e Brasília-DF) a participar de uma pesquisa pioneira sobre a forma como é feito o credenciamento do município na Rede Amamenta Brasil.

O credenciamento será dado a 10 unidades de saúde. A iniciativa permite o monitoramento dos indicadores de aleitamento materno nas áreas de abrangência utilizando o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na Internet (SISVAN WEB). A ferramenta registra informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e a acompanha o fluxograma de atendimento à dupla mãe/bebê no período de amamentação.

A rede

A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde. A iniciativa é apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais.

A rede é fundamental para o aumento dos índices de aleitamento materno, além de pactuar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno a partir da realidade das unidades básicas de saúde. Também é responsável por monitorar os índices de aleitamento materno das populações atendidas pelas unidades básicas de saúde certificadas