O consumo nacional de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 9% de janeiro a setembro deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2009, e atingiu 35.466 gigawatts-hora (GWh). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e indicam que, na comparação com o consumo de setembro do ano passado, a expansão mesnsal foi de 7,1%.

As projeções da EPE indicam que o consumo nacional deverá fechar 2010 em torno dos 420 mil GWh, um crescimento acumulado de 8,1% sobre 2009, acima da previsão anterior de expansão acumulada de 7,7%.

Os dados constam da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica de setembro, que atribui a revisão da demanda à previsão de crescimento da economia para este ano ( entre 7% e 7,5%) e à expectativa de sustentação da produção industrial. Para o resultado acumulado do ano contribuiu significativamente o consumo residencial e comercial que, segundo a EPE, manteve “patamar elevado” de crescimento. A EPE também destacou o consumo industrial que “segue firme em sua trajetória de recuperação” pós-crise financeira internacional.