Geral

Conmebol confirma volta do G-4 ao Campeonato Brasileiro

A Conmebol voltou atrás nesta segunda-feira e devolveu ao Campeonato Brasileiro sua quarta vaga à Copa Libertadores. A entidade havia definido que o torneio nacional classificaria somente três times depois que o título da Copa Sul-Americana também passou a dar vaga à competição continental, mas desistiu de sua decisão. Segundo a assessoria da Confederação Brasileira […]

Arquivo Publicado em 18/10/2010, às 20h39

None

A Conmebol voltou atrás nesta segunda-feira e devolveu ao Campeonato Brasileiro sua quarta vaga à Copa Libertadores. A entidade havia definido que o torneio nacional classificaria somente três times depois que o título da Copa Sul-Americana também passou a dar vaga à competição continental, mas desistiu de sua decisão.


Segundo a assessoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), porém, a quarta vaga via Campeonato Brasileiro não é uma certeza. Caso uma equipe do país vença a Copa Sul-Americana, o torneio nacional perde novamente o G-4. Avaí, Goiás, Palmeiras e Atlético-MG estão na briga pela competição sul-americana e podem garantir presença na Libertadores 2011.


A nova decisão ocorreu após reunião realizada nesta segunda na sede da Conmebol, no Paraguai. No encontro, representantes dos países sul-americanos discutiram a distribuição das vagas, e optaram por retornar ao modelo antigo. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, intercedeu em nome do Brasil.


Caso o Brasileiro terminasse hoje, Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Atlético-PR estariam classificados à próxima edição do torneio sul-americano. Santos e Internacional, atuais quarto e quinto colocados, já estão garantidos por serem respectivamente campeões da Copa do Brasil e da última Libertadores.


Antes da decisão desta segunda-feira, o Brasil perderia sua vaga justamente devido ao título do Inter. A Conmebol tinha considerado que o país da equipe que venceu a Libertadores perderia uma vaga via competição nacional.

Jornal Midiamax