Começou nesta quinta-feira (16) o I Congresso Odontológico do Pantanal. Promovido pela Prefeitura de Corumbá e coordenado pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, o evento reúne diversos especialistas da área de todo o País. Já no primeiro dia de atividades, a palestra “Disfunção Temporo-Mandibular e Dor Orofacial” foi proferida pelo professor José Suzano de Medeiros, cirurgião-dentista especialista em Prótese Dentária, Disfunção Temporo-mandibular e Dor Orofacial pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e coordenador do curso de Especialização em Prótese Dentária do Instituto Nacional de Experiências e Pesquisas Odontológicas (INEPO).

A palestra “Tecnologia em Endodontia Aplicada ao Clinico Geral – Sistemas Rotatórios, Oscilatórios e Afins” ficou a cargo do professor Celso Kenji Nishiyama, graduado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Periodontia. Autor dos livros Cirurgia Estética Periodontal (2004), Comunicação em Periodontia (2008) e Cirurgia Periodontal – Pré-protética e Estética (2010). Ainda na quinta-feira, a professora Maria Marizete dos Santos Belchior dos Reis, odontopediatra e professora aposentada do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), apresentou “Planejamento e Organização no Consultório Odontológico”.

Até o sábado (18), os outros palestrantes serão: doutor Antonio Ferelle, graduado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado e doutorado em Ciências Odontológicas pela USP, professor da Associação Odontológica do Norte do Paraná e doutor do Conselho Regional de Odontologia; professor Arnaldo de Almeida Garrocho mestre em anatomia Patológica pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, especializado em patologia pela UFMG. Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais.

Gilberto Alfredo Pucca Júnior, graduado na Universidade Camilo Castelo Branco, especializado em Saúde Pública e mestre em Epidemiologia do Envelhecimento, coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde do “Programa Brasil Sorridente”, autor de vários livros em odontologia; Luciene Bastos Magalhães, graduada pela UFMS, especialista em Saúde Pública e Odontopediatria, pós-graduada em Oclusão de DTM e Estética Odontológica, relatora da IV Conferência Nacional de Saúde Indígena – Ministério da Saúde, Brasília, e coordenadora dos cursos de Capacitação de Auxiliar em Saúde Bucal da ABO/MS.

Luiz Reynaldo de Figueiredo Walter, doutor pela UEL, livre docente em Odontopediatria. Coordena o grupo de pesquisa em Estudos Epidemiológicos em Odontologia da Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e faz parte ainda do Grupo de Odontologia para Bebês da Universidade Estadual de Londrina; Maria Lucia Zarvos Varellis, formada pela USP, especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, habilitada pela CFO para uso do laser em odontologia. Membro da Association for Disability and Oral Health e secretária geral da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD).

Rubens Côrte Real de Carvalho, graduado pela USP, com mestrado e doutorado em Clínicas Odontológicas, vice-diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e membro efetivo da diretoria do Conselho Federal de Odontologia; e Waldir Ramão Júnior, especialista em Implantodontia e mestre e doutor em Odontologia. O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul é parceira da prefeitura na realização do primeiro Congresso Odontológico do Pantanal.

(As informações são da Subsecretaria de Comunicação Institucional)