Conferência discute políticas públicas de Defesa Civil em Brasília
Avaliar a situação da Defesa Civil hoje, traçar diretrizes de atuação e fortalecer a participação social. São estes os principais objetivos da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de março no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento terá a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Avaliar a situação da Defesa Civil hoje, traçar diretrizes de atuação e fortalecer a participação social. São estes os principais objetivos da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de março no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento terá a presença de representantes das Coordenadorias das Defesas Civis das cidades do Estado de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá.
Entre os temas que serão debatidos destacam-se a reativação do Fundo Nacional de Defesa Civil, a criação da carreira de Agente da Defesa Civil e o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).
O evento reunirá mais de mil delegados, escolhidos durante as etapas municipais e estaduais. Eles trarão para Brasília suas contribuições e desafios locais, a rotina do trabalho de quem está na ponta e os anseios para uma efetiva cultura de Defesa Civil.
“Estamos acompanhando frequentemente as mudanças climáticas globais que vêm acarretando o aumento do número de desastres em todo o Brasil. É necessário fortalecer as ações que visem a redução dos riscos e construir comunidades mais seguras”, destaca a secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente.
Na avaliação da secretária, essas metas somente serão alcançadas quando os municípios, os Estados, o governo federal e a sociedade caminharem juntos, criando um compromisso consciente diante das diferentes responsabilidades propostas. “Esse esforço só é possível com mudanças de atitude e o incremento de recursos técnicos e materiais, além do engajamento dos gestores sociais”, esclarece Ivone Valente.
Uma mobilização nacional é de fundamental importância. Por isso, idealizou-se a conferência que servirá como um espaço para se discutir as realidades das defesas civis de todo o País. Serão analisados, entre outros assuntos, as estruturas de trabalho e propostas iniciativas que ajudem a reduzir as vulnerabilidades de cada região.
“Precisamos estar mais preparados para lidar com os desastres e as consequências que eles acarretam. Tanto as atividades de prevenção como as de resposta se tornam mais eficientes com a potencialização das sociedades e a organização no sentido da promoção da qualidade de vida”, explica Ivone Valente.
A programação está disponível no endereço: www.defesacivil.gov.br/conferencianacional
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.