Concessionárias de água devem emitir fatura extra para cobrança de encargos por fraude
As empresas concessionárias de abastecimento de água e esgotamento sanitário estão proibidas de realizar a cobrança de indenizações, multas e outros encargos decorrentes de fraude no mesmo documento de cobrança do consumo mensal de serviços. Conforme a Lei estadual 3 925, em vigor desde o início deste mês, as empresas deverão emitir um outro documento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As empresas concessionárias de abastecimento de água e esgotamento sanitário estão proibidas de realizar a cobrança de indenizações, multas e outros encargos decorrentes de fraude no mesmo documento de cobrança do consumo mensal de serviços. Conforme a Lei estadual 3 925, em vigor desde o início deste mês, as empresas deverão emitir um outro documento para cobrança de encargos gerados por motivo de fraude.
Os juros de mora ou impontualidade no pagamento dos serviços prestados pela companhia continuam a ser cobrados na fatura de pagamento mensal do consumo de água e recolhimento de esgoto. De acordo com o coordenador do Procon/MS, Alexandre Monteiro Resende, esta era uma solicitação administrativa que já havia sido feita pelo órgão. “Agora temos embasamento legal para cobrar isso das empresas”, diz Alexandre.
A medida visa dar mais transparência ao usuário dos valores devidos e estar em conformidade com Código de Proteção e Defesa do Consumidor. As empresas que descumprirem a legislação podem ser penalizadas com advertência ou multa, que pode variar entre mil e 5 mil Uferms (Unidade Fiscal de Referência de Mato Grosso do Sul), em caso de reincidência.
Para a fixação do valor da multa será considerado a extensão do dano causado ao consumidor e a reiteração do fornecedor na prática da infração. O pagamento da multa não eximirá a empresa de regularizar a cobrança dentro do prazo estabelecido. Os valores recolhidos serão destinados ao aperfeiçoamento das atividades institucionais de proteção e defesa do consumidor no Estado.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto
A decisão foi motivada por notícias publicadas pela imprensa sobre solicitações de acesso
Polícia é acionada em casa com cães abandonados e filhote morto no Noroeste
Cães muito magros sem comida, além de um filhote morto
Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
O Banco Central aprovou nesta quinta resolução que moderniza o tradicional boleto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.