Uma nova reunião do Comitê de mobilização contra a dengue está marcada para hoje (18/10), às 14:00 horas, no auditório da Unimed (rua Goiás, 695, Jardim dos Estados). Desta vez, o tema do encontro do Comitê, formado por empresas públicas e privadas, será “O que eu e minha empresa estamos fazendo para evitar a dengue em nossa Capital?”.

“Este trabalho com entidades governamentais (secretarias municipais e estaduais) e não governamentais (empresas, associações, conselhos e sindicatos) tem sido bem gratificante, está apresentando bons resultados, mobilizando e conscientizando a comunidade”, considerou Alcides Ferreira, coordenador municipal de Controle de Vetores do CCZ.

O Centro de Controle de Zoonoses está intensificando os trabalhos de combate à dengue com as visitas domiciliares dos agentes de saúde e as operações de bloqueio, que são as buscas ativas num raio de 300 metros nas regiões com casos notificados da doença, para eliminar os focos do Aedes aegypti.

Em setembro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 496 casos de dengue, contra 182 notificações registradas no mesmo período de 2009. No mês de outubro, já foram notificados 104 casos da doença.

De acordo com Alcides, apesar do número de notificações ter aumentado nesta época do ano em relação ao mesmo período do ano passado, a positividade é baixa, ou seja, o número de casos confirmados laboratorialmente não está elevado.

“A explicação pode ser uma virose que está circulando na cidade com sintomas parecidos com os da dengue. A positividade está atualmente em torno de 23%, sendo que em períodos de epidemia, o número de casos confirmados da doença chega a 70% ou 80% das amostras examinadas”, completou o coordenador municipal de controle de vetores.