O novo presídio do semiaberto de Três Lagoas-Colônia Penal ‘Paracelso de Lima Vieira Jesus’ está pronto para ser inaugurado, mas enquanto não for construído um barracão para os internos trabalharem a unidade não entrará em funcionamento.

Segundo o diretor da colônia penal, Walter de Medeiros, o prédio já foi entregue a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), inclusive, funcionários já estão cuidando do local.

Todavia, a unidade ainda não recebeu nenhum interno por determinação da Juíza da Vara de Execução Penal, Rosangela Alves de Lima Fávero, a qual determinou que, enquanto não for construído um barracão de trabalho para os presos desenvolverem os serviços, recebendo assim uma qualificação profissional, como prevê as colônias penais, agrícolas ou industriais, a nova unidade não entraria em funcionamento.

No entanto, o diretor informou que o barracão será construído com a metade do recurso da devolução do duodécimo da Câmara Municipal ao Executivo. Segundo ele o barracão será construído pelos internos do semiaberto que estão cumprindo pena em regime domiciliar.