A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Tibisay Lucena, disse nesta quinta-feira (23) que o sistema eleitoral venezuelano é “o mais seguro do mundo”, e garantiu a transparência das eleições legislativas deste domingo (26).

– Desenvolvemos neste país, em poucos anos, um sistema eleitoral que nos faz sentir orgulhosos da segurança que, nós, como autoridades eleitorais, podemos dar ao povo da Venezuela.

Tibisay disse que não exagera ao dizer que o sistema venezuelano é o mais seguro do hemisfério Sul e também do mundo. Ela afirmou, ainda, que todos os componentes do processo eleitoral foram submetidos a auditorias nos meses passados.

No próximo domingo, 17,7 milhões de venezuelanos elegerão os 165 novos deputados da Assembleia Nacional (Parlamento unicameral), que desde 2005 é dominada, de forma esmagadora, por partidários do presidente Hugo Chávez.

As legislativas são cruciais porque marcarão a volta ao Parlamento da oposição, que decidiu não participar no último pleito alegando que as eleições não eram transparentes e seguras.

Para Chávez é importante obter ao menos dois terços dos deputados para continuar com seu projeto político socialista, chamado de “Revolução Bolivariana”.