O brasileiro César Cielo voltou a fazer história no Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta (25 metros), realizado em Dubai. Neste domingo, ele confirmou o seu favoritismo e conquistou a medalha de ouro nos 100 m livres. Além disso, quebrou o recorde do campeonato da prova com o tempo de 45s74.

Cielo era o detentor do recorde da competição, com o tempo de 46s01, registrado nas semifinais da prova. Além disso, o nadador brasileiro já havia conquistado outras duas medalhas em Dubai. Ele faturou o bronze no revezamento 4×100 metros livre e o ouro nos 50 metros livre.

Assim como nos 50 metros livre, Cielo unificou os títulos mundiais dos 100 metros com a conquista da segunda medalha de ouro do Brasil em Dubai. No Mundial de 2009, realizado em Roma, ele venceu as duas provas. Neste domingo, ele ainda participará do revezamento 4×100 metros medley.

“Cansou muito, estou no limite, mas é gostoso, é muito bom conseguir de novo essa dobradinha para o Brasil. Vou tentar me recuperar para fechar bem no revezamento”, afirmou Cielo, primeiro nadador brasileiro a faturar duas medalhas em um Mundial em Piscina Curta, em entrevista ao SporTV.

Cielo dominou a final deste domingo e sempre esteve na liderança. Na parte final, o brasileiro chegou a ser ameaçado pelo francês Fabien Gilot, que terminou na segunda colocação, com 45s97. O russo Nikita Lobintsev ficou em terceiro, com 46s35, e completou o pódio, à frente do francês Alain Bernard, que foi o quarto, com 46s37.