Centenas de árvores são mutiladas em Dourados

Centenas de árvores foram mutiladas em vários pontos da cidade de Dourados durante a realização dos serviços de roçada dos canteiros. A denúncia foi feita pelo ambientalista Romem Barleta, responsável pelo plantio de milhares de árvores nos últimos anos na cidade.         O ambientalista afirma que a Prefeitura de Dourados deve ser responsabilizada pelos estragos que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Centenas de árvores foram mutiladas em vários pontos da cidade de Dourados durante a realização dos serviços de roçada dos canteiros. A denúncia foi feita pelo ambientalista Romem Barleta, responsável pelo plantio de milhares de árvores nos últimos anos na cidade.
         O ambientalista afirma que a Prefeitura de Dourados deve ser responsabilizada pelos estragos que estão sendo feitos por operários nos caules das árvores. Barleta lembra que até o final do ano passado as roçadas eram feitas por uma empresa especializada. Com o término do contrato com esta empresa, o matagal cresceu na cidade.
Segundo ele, somente agora é que a Prefeitura retomou os serviços, utilizando mão-de-obra de outras empresas que não têm experiência nessa atividade. “Os operários estão retirando as cascas das árvores bem na base do caule e isso impede que a seiva seja transportada e impede o desenvolvimento da planta”, disse o ambientalista que desde segunda-feira vem percorrendo a cidade e fotografando as árvores que já morreram.
Romem Barleta comunicou o caso ao Ministério Público, que já pediu, através de ofício ao IMAM (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), providências para que os serviços sejam feitos da forma correta.
A diretora-presidente do IMAM, Maira Aparecida de Oliveira Miguel, afirmou que já está orientando os funcionários para que tomem cuidado quando forem roçar os canteiros. Barleta informou que depois da reclamação os operários estão deixando um espaço entre o caule das árvores até a área a ser roçada.

“Só isso não é suficiente”, disse o ambientalista, que cobra mais responsabilidade do IMAM na proteção ao meio ambiente. Na opinião de Romem,  a Prefeitura deve fazer o replantio de todas as árvores que já morreram e estão sofrendo com a mutilação.

 

Conteúdos relacionados