CCZ amplia trabalhos de controle animal em Dourados
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados tem desenvolvido uma série de ações de recolhimento e encaminhamento para tratamento gratuito de animais domésticos, a maioria com algum tipo de doença e que possam representar risco à saúde pública. Segundo a coordenação do órgão, a prioridade é o tratamento gratuito que vem sendo oferecido […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados tem desenvolvido uma série de ações de recolhimento e encaminhamento para tratamento gratuito de animais domésticos, a maioria com algum tipo de doença e que possam representar risco à saúde pública. Segundo a coordenação do órgão, a prioridade é o tratamento gratuito que vem sendo oferecido por meio de parceria com as faculdades de veterinária da cidade.
De acordo com mais recente relatório do CCZ em relação ao controle animal, até o final de outubro foram realizadas 1.022 avaliações clínicas em cães e gatos. Desse total, 292 foram encaminhados para tratamento gratuito, além de 6 casos em que foram feitos cadastros dos animais através da implantação de microchips em clínicas particulares credenciadas pelo CCZ.
O mesmo levantamento mostra que foram recolhidos 2.065 animais, todos avaliados pelos técnicos do CCZ. Boa parte deles foi medicada, castrada e encaminhada para o programa de adoção por meio da posse responsável.
Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Dourados, o médico veterinário Eduardo Arteiro Marcondes, os recolhimentos têm diminuído a cada dia, o que demonstra o compromisso maior das pessoas no cuidado com os animais domésticos.
Marcondes comentou que o CCZ tem priorizado o tratamento gratuito de cães e gatos, independente desses animais terem sido ou não abandonados por seus donos.
“O que buscamos na verdade é um controle maior dessa população no município, para que doenças como a raiva e a leishmaniose que podem ser transmitidas ao ser humano pelos animais não representem uma ameaça à saúde pública”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.