O técnico Carlos Alberto Parreira pode exercer uma função que deseja há algum tempo no futebol. E logo na seleção brasileira. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a CBF o convidou, ainda informalmente, para ser coordenador, dando um pontapé inicial na reformulação da equipe após o fracasso na Copa do Mundo da África do Sul.

Segundo a publicação, Ricardo Teixeira quer se dedicar integralmente à presidência do Comitê Organizador Local (COL) para o Mundial de 2014 e, por isso, procura alguém que já conheça o cotidiano da entidade.

Outras qualidades do ex-treinador da África do Sul são sua credibilidade e extensa rede de contatos internacionais. Ele é visto, inclusive, como potencial embaixador da Copa no Brasil.

Caso Parreira aceite o convite, uma outra hipótese seria considerada. Ele poderia comandar a seleção brasileira nos cinco amistosos marcados até o fim do ano para que a entidade negocie com calma o substituto oficial de Dunga. O primeiro desafio já é no dia 10 de agosto, contra os Estados Unidos, em Nova Jersey. De acordo com o jornal, no entanto, o treinador não teria demonstrado animação com a alternativa.

Como técnico da seleção brasileira, Parreira disputou duas Copas do Mundo. Em 1994, levou o tetracampeonato nos Estados Unidos. Em 2006, fracassou na Alemanha, sendo eliminado nas quartas de final.