O Chefe de Cartório da 4ª Zona Eleitoral de Fátima do Sul, Flavio Alexandre Martins Nichikuma, que é analista judiciário do TRE/MS, alerta os eleitores que desejarem regularizar a situação eleitoral que o prazo se encerra no dia 05 de Maio. Esse é o ultimo prazo para os eleitores também que quiserem fazer transferência de domicílio eleitoral, alistamento e revisão. O prazo não é prorrogado em virtude de lei, pois o cadastro de eleitores deve ser fechado em ano eleitoral 150 dias antes da eleição, que neste ano de 2010 será em 03 de outubro, sempre caindo no primeiro domingo do mês de outubro.

Aqueles eleitores que quiserem evitar transtorno e tumultos devem se dirigir ao cartório eleitoral, munidos de RG e CPF mais um comprovante de endereço em seu nome, ou em nome dos pais, com xérox dos mesmos, mais o título eleitoral. Para os menores de 18 anos, poderá ser utilizado a certidão de nascimento, caso não possuam ainda a RG, porém para votar no dia 3 de outubro é necessária solicitar a RG.

Os eleitores em Fátima do Sul, são atendidos com o processo biométrico, desta forma o procedimento para retirar o título é mais demorado, pois demanda a captura das digitais dos dedos, e fotografia do eleitor. Assim, para evitar transtornos e tumultos de última hora, o Chefe de Cartório, Flávio Alexandre recomenda comparecer no cartório o quanto antes possível.

Também lembra Flávio Alexandre, que é possível adiantar o processo de transferência, revisão ou 1ª alistamento eleitoral, utilizando a INTERNET, bastando acessar a página do TSE na internet www.tse.jus.br ou www.tse.gov.br e procurar o ícone “serviços ao cidadão”.

Para os eleitores de Vicentina e Jateí o procedimento para retirada do título eleitoral é o padrão. Para os eleitores de Jateí podem procurar o Posto Eleitoral na cidade, ao lado da prefeitura.